Empresa júnior da UFSM-CS é campeã em evento da Liga de Empreendedorismo

A empresa júnior META+ Engenharia, do campus da UFSM de Cachoeira do Sul, conquistou, na última semana, o 1º lugar no Conexão i9, evento promovido pela i9 Liga de Empreendedorismo, com apoio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da UFSM e do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae-RS). Durante três semanas, as equipes passaram por diversas fases, como entrega de relatórios, avaliações e apresentações, desenvolvendo, assim, uma estratégia para solucionar o problema descrito pela organização do evento.

Para Juan Balcazar, docente do campus Cachoeira do Sul e orientador da equipe no evento, a conquista do primeiro lugar foi muito importante para a META+, primeira empresa júnior da UFSM-CS. A premiação, de acordo com o professor, “fez com que a META+ demonstrasse, para outras entidades, EJs, consultores, empresas e demais participantes deste evento, que nós temos competência, capacidade, determinação, criatividade, força de vontade, visão de empreendedorismo e superação”. Juan também lembra que a participação no evento deu um novo ânimo à empresa, que vinha enfrentando momento difíceis devido à pandemia de Covid-19, que coincidiu com a troca da diretoria. “Com esta premiação, os outros membros da empresa, que não puderam participar, têm, hoje, muito orgulho do nome que carregam, como uma EJ empreendedora e que supera desafios”, comenta o docente.

O Conexão i9 é organizado pela i9 Liga de Empreendedorismo, formada por estudantes da UFSM. O evento foi uma forma encontrada para dar continuidade às atividades, mesmo com as limitações do distanciamento social. Conforme comenta o professor Juan, a META+ foi convidada a participar do evento pelos líderes da i9, passando por desafios ao longo de três etapas. Cada etapa contava com mentorias de pessoas da própria empresa e de consultores convidados pela Liga. Embora não seja o coordenador da EJ, Juan lembra que sempre está presente para auxiliar nos momento necessários. “Em particular neste evento, eles demonstraram um nível de maturidade e comprometimento considerável. Demonstraram ser responsáveis e, com um espírito de engajamento, conseguiram elaborar e apresentar uma solução muito atrativa para a empresa, causando uma ótima impressão para a empresa que estava fornecendo as informações, para os organizadores do evento e para os jurados da última etapa do evento”, finaliza Juan.

Para César Teixeira Pacheco, estudante de Engenharia Elétrica da UFSM Cachoeira do Sul e atual presidente da META+, participar do Conexão i9 foi uma experiência incrível e uma oportunidade de aplicar, em um case real, os conhecimentos adquiridos no curso. O discente lembra que, para a resolução do evento, foram realizadas mais de 10 mentorias entre o grupo e com membros da empresa envolvida no problema. “Foi um grande desafio e uma experiência incrível. Com toda a certeza, todos os participantes da equipe tiveram uma experiência para além da Universidade. Estávamos fora da nossa área de conforto e aprendemos bastante com o lado do empreendedorismo”, comenta César.

César, que entrou na META+ em 2019, atuando na área de RH, destaca que participar de uma empresa júnior auxilia tanto na formação profissional como na aquisição de novos conhecimentos. “A EJ nos dá o primeiro contato com o mercado de trabalho e nos coloca à prova, com várias situações do dia a dia. Como o curso é muito teórico, a EJ vem para suprir a parte prática, oportunizando desenvolver o conhecimento aprendido em sala de aula”, finaliza o estudante, que também ressalta o fato de a premiação trazer um novo ânimo à META+.

Sobre a META+ Engenharia

Fundada, em junho de 2018, com um foco voltado à Engenharia Mecânica, atualmente a META+ Engenharia desenvolve ações com estudantes de todos dos cursos da UFSM Cachoeira do Sul. Como lembra o professor Juan, o próprio nome da empresa júnior traz consigo esse significado de unir os diferentes cursos.

“META+ é um acrônimo de Mecânica, Elétrica, de Transportes e Logística e Agrícola, no qual o + significa Arquitetura e Urbanismo. Todos os alunos dos cursos do campus de Cachoeira do Sul podem e devem participar da EJ, pois, com a união deles, os esforços somados só agregarão mais valor às atividades que eles desenvolvem”, finaliza Juan.

Saiba mais sobre as empresas juniores no link.

Texto: Núcleo de Divulgação Institucional da PRE