Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dança-Licenciatura promove seminário online de metodologias de ensino no ensino remoto



Evento gratuito, com inscrições limitadas, ocorre dias 1 e 2 de dezembro

Estão abertas até o próximo domingo, 29, as inscrições para o Seminário On-line Metodologias de Dança em tempos de ensino remoto, promovido pela disciplina Ateliê de Metodologias de Ensino de Dança II, do Curso de Dança-Licenciatura. O evento é uma atividade de extensão curricular da disciplina e será realizado pelo Google Meeting, dias 1 e 2 de dezembro à tarde. As inscrições, limitadas, podem ser realizadas pelo e-mail: seminariodemetodologias.danca@gmail.com. O evento é destinado a estudantes de graduações em Dança de todo o país e a profissionais da área.

A oferta do seminário irá oportunizar que a comunidade da Dança em Santa Maria, no estado e no país – uma vez que a atividade é on-line – tenha contato com a produção de metodologias de ensino de dança diferenciadas, pesquisadas e executadas em diferentes espaços – formais e não-formais – assim como em diversas cidades do estado. No seminário, os(as) palestrantes irão discorrer sobre suas propostas metodológicas e sobre as adaptações ao ensino remoto, uma vez que, desde março de 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19 e a suspensão das atividades presenciais, muitas áreas têm desenvolvido atividades on-line.

A professora Neila Baldi, responsável pela disciplina e coordenadora do evento, explica que apesar do ensino remoto nos trazer problemáticas diversas, inclusive em relação ao acesso dos(as) estudantes às plataformas; nos possibilita também contato facilitado com profissionais(as) de todo o país e até do exterior. Para este seminário, serão apresentadas propostas metodológicas executadas em Porto Alegre, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, tanto em cursos de graduação quanto em projetos sociais e escolas de dança, de modo a possibilitar um breve panorama de como a dança tem sido ensinada no país.

Serão realizadas quatro mesas, duas em cada tarde. No primeiro dia, o seminário se inicia com a mesa “Práticas sensíveis de dança na tela”, às 14h, com a professora Jussara Miller e o professor Diego Pizarro. Jussara Miller é Doutora em Artes e graduada em Dança pela UNICAMP, docente na mesma instituição na graduação em Dança e diretora do Salão do Movimento, em Campinas/SP. Por sua vez, Diego Pizarro é educador somático certificado dos métodos Body-Mind Centering e Cadeias Musculares e Articulares Método GDS®, além de docente do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB).

A segunda mesa do dia, às 16h, será “Balé e ludicidade”, com Samanta Medina e Paola Bartolo. Samanta Medina é especialista em Arte, Corpo e Educação pela UFRGS e graduada em Educação Física na mesma instituição. É criadora do Ballet de Base: uma metodologia de ensino especializada em proporcionar às crianças desenvolvimento motor, técnico e socioemocional. Por sua vez, Paola Bartolo é professora de Ballet Clássico, formada pela Escola Municipal de Bailado de São Paulo, em Reeducação do Movimento pela Escola de Ivaldo Bertazzo. É diretora do Núcleo de Qualificação para Professores e responsável Congresso Nacional de Baby Class e Dança Infantil de São Paulo.

No segundo dia serão outras duas mesas. A primeira mesa, denominada “Dança com pessoas em situação de vulnerabilidade social”, às 14h, terá a participação de Tatiane Gama e Ilka Nagamine. Tatiane Gama foi por 20 anos bailarina do Corpo de Baile da Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (EDISCA), onde atua como docente. Já Ilka Nagamine é coordenadora de Projetos Sociais e Diretora Artística da Associação Morumbi de Integração Social (AMIS).  É pós–graduada em Projetos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade SENAC– SP e em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi com especialização em Produção Cultural em Dança.

A última mesa, “Dança com crianças” terá a participação de três professoras: Adriana Liza, Mariana Flores e Melina Sanches. Adriana Liza é mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, especialista em Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna e em Dança e Consciência Corporal pela FMU. Mariana Flores tem formação técnica em Dança Contemporânea na Escola Primeiro Ato-MG, e é licenciada em Dança na Faculdade de Dança Angel Vianna (RJ). Por sua vez, Melina Sanchez é pedagoga e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, especializada  em Dança-Educação pelo Trinity Laban Londres e Instituto Caleidos (São Paulo). Também é professora na Escola de dança de São Paulo (Fundação Teatro Municipal).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54620

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes