Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa da edição online da Feira Internacional do Cooperativismo



A FEICOOP – Feira Internacional do Cooperativismo terá sua edição On-line entre 01 e 15 de dezembro de 2020, trazendo como proposta, “Construindo a sociedade do Bem Viver: Por uma Ética Planetária”, com o intuito de revelar alternativas de empreendimentos sociais, geração de emprego e renda, diálogo entre os povos, fortalecimento de comunidades, geração de conhecimento e construção de alianças. E nessa edição a Universidade Federal de Santa Maria tem um papel fundamental, através do Projeto Fomento à Economia Solidária, sob coordenação da Profª Drª Gisele Guimarães e da Pró-reitoria de Extensão.

De acordo com a coordenadora executiva da Feira, Irmã Lourdes Dill, as atividades da FEICOOP são construídas por muitas mãos, de indivíduos e entidades, que trabalham  para a realização dessa edição especial de forma autogestionada e participativa. Essas iniciativas “São experiências que transformam vidas, que incluem o campo e a cidade, especialmente os trabalhadores, e que formam e fortalecem um novo jeito de tratar a economia no mundo.”

O Projeto

Além do apoio organizativo da UFSM, realizado por uma equipe transdisciplinar que conta com 5 estagiários e 6 bolsistas (alunos de graduação) e atuação voluntária de mestrandos e doutorandos do Programa Pós-Graduação em Extensão Rural, da UFSM, a feira é realizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, com a Cáritas Rio Grande do Sul, além de outras Entidades, Organizações, Movimentos, Pastorais e Empreendimentos de Economia Solidária, a partir de uma metodologia “aprendente e ensinante”. 

O Projeto está presente todos os sábados no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Locheirster, promovendo atividades de  capacitação para agricultores e feirantes por meio de atividades de conscientização a respeito da Rotulagem, Embalagem de Produtos e ações que visam respeitar as normativas de boas práticas de manipulação de alimentos e protocolos de segurança frente às estratégias de combate ao COVID-19. Há também atividades  de pesquisa  a respeito das mudanças percebidas na feira, além de suporte técnico à horta comunitária “Neide Vaz”, localizada no Loteamento Zilda Arns, também fornecendo orientações técnicas a produtores de leite em sistemas produtivos de base ecológica.

De acordo com a Coordenadora, Profª Gisele, o projeto apresenta uma questão social muito evidente que passa pelo “Fortalecimento dos pequenos empreendimentos rurais e urbanos por meio de ações de formação e capacitação dos sujeitos, contribuindo assim para maior visibilidade dos produtos da Economia Solidária, como estratégia de desenvolvimento sustentável.”

A Feira

O desafio de organizar uma feira que traz esperança em seu histórico, se torna ainda mais importante diante da Pandemia de Covid-19, que em 2020 impossibilitou a realização presencial da feira em suas datas tradicionais, na segunda semana de julho, que no ano passado reuniu mais de 300 mil pessoas em seus 5 dias de realização. Assim foi necessário buscar novas formas de financiamento comercialização, divulgação e trocas de experiências, por isso, mesmo que de forma On-line a feira terá uma programação completa.

Mas para que possamos fazer ainda mais, inspirando pessoas e iniciativas de empreendimentos sociais, precisamos da ajuda de diversos colaboradores. Para você que quer contribuir com a realização da Feicoop edição especial On-line está sendo disponibilizado uma Vaquinha, com o intuito de arrecadar recursos para a realização desse trabalho.

A FEICOOP contará com diversas Atividades Autogestionadas propostas pelas entidades parceiras, Feira On-line de comercialização de produtos e uma série de Atividades culturais e artísticas.

1ª Jornada Formativa da FEICOOP

Equipe transdisciplinar realiza atividades de capacitação para agricultores todos os sábados

A 1ª Jornada Formativa da FEICOOP é composta por uma série de Atividades Autogestionadas a partir das propostas coletivas dos empreendimentos, fóruns, redes e consumidores/as, reunindo trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, tratando-se de um processo construído em mutirão, em que as diversas entidades participantes da FEICOOP, junto aos seus parceiros, construíram uma programação de oficinas e rodas de conversa para todos os públicos, que se articulam aos Eixos Temáticos

A FEICOOP  também promoverá um debate intercontinental a respeito da Economia Solidária, trazendo para a mesa debatedores de todas as regiões do Brasil, além de especialistas de diversos países, como Argentina, Espanha, Estados Unidos, Japão e México. Acompanhe pelo site a programação de seminários e atividades autogestionadas.

1ª Feira virtual de Economia Solidária

Também será realizada a 1ª Feira virtual de Economia Solidária,  que se apresenta como espaço de mostra, divulgação e comercialização da riqueza e diversidade produtiva dos empreendimentos de Economia Solidária. As Inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de novembro. A Feira tem como principal eixo de divulgação a página no Facebook, com mais de 900 membros, em que empreendimentos podem divulgar seus produtos e encontrar clientes.

1ª Mostra de arte cultura e diversidade de ECOSOL

Outro marco muito importante para a história da FEICOOP são as apresentações artísticas e culturais, para manter essa linda tradição realizaremos a 1ª Mostra de arte cultura e diversidade de ECOSOL com diversos artistas. Para a organização a arte, a cultura e a diversidade são parte daquilo que mais enriquece o viver em coletividade. É na troca com o outro que aprendemos sobre o mundo, sobre nós mesmos, e, mais do que isso, onde reconhecemos a imensa força daqueles que, juntos, sabem que um mundo bem melhor é possível, confira a programação completa. 

Texto: Organização da FEICOOP

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54652

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes