Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comissão de Consulta divulga resultado para Direção da UFSM-PM Gestão 2020-2024



Foi realizada nesta quarta-feira (02), às 16h45min, a transmissão ao vivo da apuração dos resultados da consulta à comunidade acadêmica aos cargos de Diretor e Vice-Diretor do campus da UFSM de Palmeira das Missões. A apuração foi mediada pela professora Fernanda Sarturi, integrante da Comissão de Consulta e que representou, na ocasião, o presidente da Comissão, professor Vinícius Spirandelli. Participaram ainda dois servidores do Centro de Processamento de Dados da UFSM (CPD), Carlos Roberto Gressler e Pedro Grassi Xavier, o servidor da UFSM-PM, Rafael Porto, também integrante da Comissão de Consulta e dois fiscais indicados pelas chapas concorrentes.

Carlos Roberto Gressler explicou como funciona o Sistema responsável pela captação dos votos. “A instituição adotou, a partir deste pleito, um software desenvolvido externamente da universidade, chamado Helios. Ele é um software de código aberto, funciona de uma forma bastante segura, garantindo o anonimato do voto e, inclusive, está sendo utilizado já por outras instituições para este tipo de situação como a UNICAMP e o IFF (Instituto Federal Farroupilha)”.

Gressler destacou que esta foi a primeira experiência da UFSM com o sistema e que, provavelmente, vai ser este o software que será utilizado para o pleito da Reitoria, no próximo ano, caso o cenário da pandemia não mudar. “É um prazer para nós poder estar proporcionando esta votação, se utilizando de recursos tecnológicos para viabilizar a escolha de vocês de forma democrática, transparente e segura. Então, graças à tecnologia, a pandemia não nos amarrou tanto e temos conseguido vencer vários desafios, inclusive acadêmicos, em função das tecnologias que temos disponíveis hoje”, completou.

Em seguida, Rafael Porto explicou como seria realizado o cálculo do resultado da apuração da consulta. “A fórmula é a mesma utilizada na consulta para Reitor, portanto, é uma fórmula já consolidada e atende aos critérios de qualidade dentre os segmentos votantes, com o peso de um terço para cada segmento e ainda o número total de votantes aptos da categoria. Então, dependendo desse número, é que vai ser feito o cálculo”.

Às 17h as urnas foram fechadas e em seguida iniciou-se a apuração, que teve os seguintes resultados: Dos 90 docentes aptos para votar, 35 votaram na Chapa 1; 52 na Chapa 2 e dois votaram em branco;  dos 1164 estudantes que poderiam votar, 251 votaram na Chapa 1; 380 votaram na Chapa 2 e 3 em branco; e dos 36 técnico-administrativos em educação, 8 votaram na Chapa 1; 24 na Chapa 2 e 3 votaram em branco.

Após o cálculo realizado, a Chapa 2 teve 65,52% dos votos, contra 34,48% para a Chapa 1. Fernanda Sarturi, lembrou que o resultado é uma consulta à comunidade e passa ainda pela apreciação do Conselho do campus e da Reitoria. “Agradecemos o compromisso da Comissão de Consulta com este processo que foi de forma transparente e a todos os colegas que contribuíram nesses dias todos para que nós fizéssemos o melhor possível e mais correto, ético e respeitando os princípios de uma eleição respeitosa”.

Daniel Graichen, candidato a vice-diretor eleito pela comunidade acadêmica, destaca que todo o processo de consulta foi tranquilo. “As duas chapas foram respeitosas e ambas procuraram usar os espaços para apresentarem suas propostas e apresentar as diferenças que existiam entre as duas visões de campus. Como candidato eleito, eu gostaria de dizer que estarei disposto a trabalhar muito na inserção do campus na realidade da cidade, no contexto regional e pela melhoria das condições de estudo e trabalho de todos os estudantes, técnico-administrativos em educação e professores e que não medirei esforços para isso”. Daniel ainda parabenizou toda a comunidade acadêmica pelo grande empenho em comparecer à votação. “Tivemos uma votação bastante expressiva de todos os segmentos e ressalto que nosso compromisso será ainda maior”, finalizou.

Luiz Anildo Anacleto da Silva, candidato a diretor eleito pela comunidade acadêmica, agradeceu os votos recebidos e frisou o momento especial vivido por todos integrantes da UFSM-PM. “Primeiramente quero agradecer ao professor Rafael Lazzari e ao professor Adriano Lago, enquanto diretores, pelo excelente trabalho que foi desenvolvido até aqui, que de certa forma serviu de base para a nossa proposta, que é dar continuidade a esse trabalho desenvolvido por esses dois diretores. Seguidamente, quero agradecer aos 52 votos dos docentes, aos 24 dos técnicos e técnicas do nosso campus e aos 380 votos dos estudantes, isso nos incute muita responsabilidade e soubemos dos desafios que será dirigir o campus pelos próximos quatro anos”.

Luiz Anildo ainda reforçou os compromissos assumidos através das propostas que fazem parte do Plano de Gestão da Chapa 2, apresentado à comunidade. “Nós, enquanto direção, vamos dar atenção a toda a população de Palmeira das Missões, em especial, queremos contatar e trabalhar juntos com as forças políticas, os movimentos sociais, os sindicatos e com o comércio de Palmeira das Missões e região para fazermos um trabalho em conjunto. Nosso grande desafio, já proposto, está externamente em fortalecer a participação da universidade junto ao HPR (Hospital Público Regional) e trabalhar junto com a prefeitura para que possamos melhorar as condições de saúde da população de Palmeira, participando ativamente deste processo, e contribuir para o segmento da agricultura, haja vista a extensão desta área na cidade”.

O diretor eleito pela comunidade acadêmica finalizou lembrando do compromisso da universidade para o desenvolvimento local e regional de onde está inserida. “Nós trabalharemos internamente em prol da comunidade universitária, sem esquecer a população e as forças vivas da cidade de Palmeira das Missões que acolheram a universidade em seus domínios. Para com essa população, temos um grande compromisso. Então é trabalho intenso, com muito diálogo, interatividade, transparência e respeito e todos os segmentos estão convidados a participar. A partir do dia de hoje não tem dois grupos, somos um só, somos só um campus, somos uma só Palmeira”.

A eleição no Conselho do Campus será realizada na próxima terça-feira (08), às 14h, na qual os membros irão elaborar as listas tríplices para os cargos de diretor e vice-diretor do campus e encaminhá-las, juntamente com o resultado da consulta, ao Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Afonso Burmann. A decisão do Reitor deve ser tomada nos dias seguintes.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54679

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes