Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM levará sete representantes para a disputa do 39º Troféu Brasil de Atletismo



Na última semana, o Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) da UFSM garantiu a classificação de sete representantes para a disputa da maior competição de atletismo interclubes da América Latina, o Troféu Brasil de Atletismo. Neste ano, celebram-se os 75 anos de existência do Troféu Brasil, que está em sua 39ª edição, reunindo 770 atletas participantes, os quais vão representar 130 entidades e instituições espalhadas por todo o país. As provas serão disputadas desta quinta-feira (10) até o próximo domingo (13) no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

De acordo com o coordenador do Nieems, professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, a última participação de atletas de Santa Maria na competição foi em 1985. “Mais uma vez mostra que o trabalho bem feito, tijolo por tijolo, traz resultados. Estamos indo para desempenhar o melhor que a gente pode oferecer. Sem dúvidas, mostra para Santa Maria e para a universidade a importância de oportunizar a prática esportiva para as pessoas”, destaca Lemos.

Em 2020, a UFSM será a única universidade do país a enviar representantes para o Troféu Brasil, que reúne os maiores nomes do atletismo brasileiro. A relação dos sete atletas da UFSM que vão disputar a competição, em suas respectivas modalidades, pode ser conferida abaixo:

Rodrigo Constantino de Melo fará parte das equipes de revezamento 4x100m e 4x400m

Revezamento 4x100m

– Adriano Alexandre Velozo

– Edenilson de Brito Saldanha

– Kairam Ramos Rios

– Rodrigo Constantino de Melo

– Heitor Soares Maia

Revezamento 4x400m

– Daniel Klein Ortiz

– Edenilson de Brito Saldanha

– Kairam Ramos Rios

– Heitor Soares Maia

– Rodrigo Constantino de Melo

3000m com obstáculos

– Bruna Alves Teixeira

– Daniel Klein Ortiz

Lançamento de disco

– Adriano Alexandre Velozo

Desde 2017, ano de sua fundação, o Nieems desenvolve diversas atividades de incentivo ao esporte em Santa Maria e cidades adjacentes. No ano de 2019, uma das grandes conquistas do núcleo foi a liberação de R$ 7,9 milhões pelo Ministério do Esporte, para a construção de uma nova e moderna pista de atletismo, de acordo com os padrões oficiais da Federação Internacional de Atletismo.

Faltando pouco mais de uma semana para o início da competição, a comissão técnica e os atletas entram em um processo intensivo de preparação. Treinos específicos para o aperfeiçoamento das técnicas de realização das provas conciliam-se com descanso e uma boa alimentação.

“É um sonho que eu tenho há muito tempo.” É assim que Adriano Velozo, acadêmico do 3º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM, descreve a oportunidade de participar do Troféu Brasil. Ele soma inúmeras medalhas em torneios regionais e nacionais, como a Copa Unisinos, os Jogos Universitários Brasileiros e campeonatos municipais e estaduais.

Aluno do 2º semestre do curso de Licenciatura em Matemática da UFSM, Edenilson Saldanha também vai compor a delegação que embarca para São Paulo nesta quarta-feira (9). “Agora que temos atletas chegando ao nível nacional, espero que seja uma forma de atrair mais olhares, incentivos e patrocínios para o esporte da universidade.” Edenilson revela que sofreu com lesões e a falta de ritmo no início do período de isolamento. No entanto, afirma que tem treinado diariamente para recuperar o auge do desempenho que lhe garantiu a vaga para o Troféu Brasil.

Outro destaque da Equipe de Atletismo da UFSM é a meio-fundista Bruna Teixeira, acadêmica do 8º semestre do curso de Ciências Econômicas. Ela começou a competir aos 11 anos de idade e atualmente é um dos principais nomes do atletismo universitário gaúcho. Em 2019, Bruna já havia atingido o índice de participação no Troféu Brasil, mas devido à falta de recursos não teve como disputar o torneio.

O velocista Kairam Rios, bacharel em Educação Física e mestrando em Gerontologia pela UFSM, ressaltou como foi difícil manter o ritmo de treinamentos durante a pandemia. Contudo, salienta a expectativa de ficar lado a lado com atletas olímpicos e grandes nomes da seleção brasileira. “A expectativa é de fazer uma boa participação, viver a experiência junto de atletas de elite, dar o nosso melhor como equipe, melhorar nossa marca pessoal e representar muito bem a UFSM.”

Daniel Ortiz, soldado do Colégio Militar de Santa Maria, encontrou nas provas on-line uma alternativa para manter o ritmo de desempenho e a alta performance, devido ao adiamento das competições presenciais. Entre os meses de outubro e novembro, ele participou das maratonas virtuais de Chicago e Nova York. Na primeira, ficou na 8ª colocação geral, entre 2.194 participantes; na outra maratona, disputada por 1.503 atletas, Daniel ganhou a medalha de prata.

Sobre as dificuldades na preparação para a prova de 3000m com obstáculo, Daniel avalia que “com certeza vai ser uma prova bem desafiadora para mim. Não é tão fácil realizar os treinamentos nesse formato”. Nessa modalidade, além de ter de percorrer a distância total, os competidores precisam saltar sobre barreiras e um fosso de água.

Bacharel em Educação Física pela UFSM, Rodrigo Constantino de Melo, acumula uma vasta experiência nos principais torneios do Rio Grande do Sul. Em 2019, ele também representou a universidade na disputa do Grand Prix Sul-Americano, realizado em Montevidéu, e na conquista da medalha de bronze no revezamento 4x100m nos Jogos Universitários Brasileiros, como auxiliar da equipe. “Para nós, é bem difícil disputar com atletas que vivem profissionalmente do esporte, mas a gente vai com força máxima, vamos lá para fazer o nosso melhor e representar a UFSM da melhor forma possível”, garante Rodrigo.

Ídolos do esporte brasileiro como Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz e Wanda dos Santos já brilharam no Troféu Brasil de Atletismo, que neste ano não terá presença do público, em razão da pandemia de Covid-19. No entanto, as provas serão transmitidas ao vivo na página da competição (www.cbat.org.br/novo/competicoes/trofeu), que é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54700

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes