Descubra em Rede apresenta mais de 200 lives até sexta-feira (18)

O Descubra em Rede UFSM já começou. A cerimônia de abertura da sétima edição foi transmitida ao vivo pelo YouTube, com a presença de representantes da UFSM e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), além de apresentação artística. A data da abertura coincide com o aniversário de 60 anos da UFSM e faz parte das comemorações em alusão a data especial.

A apresentação artística que deu início à live foi um vídeo realizado por acadêmicos dos primeiro e segundo semestres dos cursos de Dança – Bacharelado e Dança – Licenciatura da UFSM. No vídeo, que tem como objetivo suscitar a solidariedade nesse momento buscando a superação em vista de novos horizontes, foi feito em situação de isolamento social, bailarinos dançam ao som de Le Cygne, de Saint-Saens, interpretado por Gustavo Matiuzzi, e apresentam também o poema escrito e recitado por Cheivane Tanski.

O pró-reitor Substituto de Graduação e coordenador do Descubra, professor Jerônimo Tybusch. lembrou que ao decorrer desta edição, que vai até sexta-feira (18), acontecerão mais de 200 lives, sendo elas 30 do eixo institucional, envolvendo as diversas pró-reitorias e órgãos da UFSM, e cerca de 180 nos eixos das unidades de ensino, que envolve as coordenações de cursos e lives interdisciplinares. Além disso, terá também outros elementos na programação, como o bate-papo sobre escolha profissional, feito pelo curso de Psicologia em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Educacionais, o Tour UFSM, executado pelo curso de Turismo, e a participação de projetos como Polifeira do Agricultor, Planetário, Projeto Zelo e Jardim Botânico.

Assim, como nas edições anteriores, Instituto Federal Farroupilha integra a programação do Descubra. A Pró-reitora de Extensão do IFFar, professora Angela Marinho, apresentou o instituto para a audiência, com mais de 50 cursos de graduação espalhados por 11 campi no estado do Rio Grande do Sul. Lembrou que o IFFar, assim como a UFSM, é uma instituição de ensino pública e gratuita, que oferece desde o ensino básico à pós-graduação. A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Nídia Heringer, também participou, em sua fala, reiterou que apesar dos desafios, a realização do Descubra é necessária, “Neste ano de 2020, de complexidades inesperadas, orçamentárias, de saúde, pedagógicas e tecnológicas, reunirmos virtualmente para dar seguimento ao Descubra em Rede, fazendo acontecer uma edição on-line, diz desse compromisso de não nos ausentarmos da comunidade do nosso território de atuação, diz do esforço de adaptação para que o conhecimento sobre as instituições públicas chegue a aqueles que almejam ingressar e um curso técnico, uma graduação ou fazer uma pós-graduação”.

A abertura contou com a participação do Reitor Paulo Burmann e do Vice-reitor Luciano Schuch. Para o reitor, o grande legado dessa 7ª edição do Descubra UFSM é a possibilidade de manter um repositório on-line de conteúdo sobre os cursos da universidade, que permanece disponível para estudantes e professores de escolas possam acessar a qualquer momento, conhecer melhor a instituição e a partir dessas informações consigam tomar uma decisão mais segura sobre o futuro.

A abertura, como os demais vídeos, ficam disponíveis após a sua transmissão síncrona e podem ser assistidas nos canais institucionais da UFSM no YouTube. A  programação completa e outras informações sobre o Descubra em Rede 2020 você encontra no site.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias.
Revisão: Davi Pereira

Notícia vinculada a