Mestrado em Saúde e Ruralidade será oferecido pela UFSM no campus de Palmeira das Missões

A UFSM campus Palmeira das Missões contará com um novo mestrado para a área da saúde em 2021. Após várias tentativas, o novo curso de mestrado em Saúde e Ruralidade foi aprovado, no final de 2020, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

A área de concentração do curso denomina-se “Ruralidade e Atenção à Saúde” e possui duas linhas de pesquisa: 1) Vulnerabilidades da população no contexto da ruralidade, a qual engloba estudos relacionados às situações de vulnerabilidade da população rural em suas dimensões individuais, sociais e programáticas; às políticas públicas; aos processos de gestão e ao cuidado em saúde; 2) Atenção à saúde das populações rurais nos ciclos da vida, a qual engloba estudos relacionados à atenção à saúde nos ciclos da vida no contexto da ruralidade, incluindo pesquisas sobre os determinantes de saúde de indivíduos, famílias e comunidades; aspectos clínicos, epidemiológicos, estratégias de promoção da saúde, prevenção e tratamento de agravos que se relacionam diretamente com os projetos e grupos de pesquisa aos quais os docentes estão inseridos.

Com mais esta oportunidade, a UFSM-PM irá oferecer aos estudantes e profissionais da área da saúde uma nova perspectiva, conhecimento e capacidade para o aperfeiçoamento profissional. Além disso, a conquista do mestrado em Saúde e Ruralidade mostra a grande importância que a Universidade tem para a região de Palmeira das Missões, como relata o então diretor da UFSM-PM, Rafael Lazzari. “Nós estamos crescendo de forma a oportunizar nossos alunos em sua formação, abrindo novos horizontes em termos de emprego e oportunidades e destacando a importância da UFSM nesta região”, afirma.

Segundo Marinês Tambara Leite, coordenadora pró-tempore do curso, o conhecimento produzido por meio do mestrado em Saúde e Ruralidade deverá ter caráter inovador, socialmente relevante e que irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de saúde da população local e regional. Além disso, “o programa é focado na formação de novos pesquisadores, profissionalmente éticos, comprometidos com práticas autossustentáveis com responsabilidade social e cientes das necessidades de conhecimentos interdisciplinares e transdisciplinares”.

Marinês explica ainda que a abordagem desse programa se apresenta de forma inovadora no cenário regional e nacional da Enfermagem e da saúde, pois é a única proposta na área da Enfermagem com foco na saúde da população rural.

Segundo a coordenadora, o compromisso e a responsabilidade de todos os envolvidos na proposta são de ampliar a produção do conhecimento na área da ruralidade e da atenção à saúde, de modo multiprofissional e de forma inovadora e integradora. “O mestrado em Saúde e Ruralidade também objetiva a formação de profissionais capazes de responder às questões de saúde com olhar ampliado sobre o processo saúde-doença-cuidado, bem como no desenvolvimento de habilidades e competências para executarem pesquisas no campo acadêmico e operacional da saúde”, afirma.

Ainda não há previsão de quando deve ser publicado o edital para o Processo Seletivo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail campuspalmeira@ufsm.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM-PM