Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Espaço REDEBÁSICA estreia neste sábado (16) nas rádios Universidade e 107.9FM



O programa institucional UFSM em Rede com a Educação com a Educação Básica, o REDEBÁSICA, terá sua estreia nas rádios Universidade AM e 107,9 FM neste sábado (16). O primeiro episódio do “Espaço REDEBÁSICA’ será voltado para as provas de linguagens e ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), cuja prova está prevista para este domingo (17). 

Com curadoria e apresentação da professora Regina Ehlers Bathelt, coordenadora do programa institucional, a primeira edição do “Espaço REDE BÁSICA” trará dicas sobre língua inglesa, redação e sociologia. As dicas sobre as questões de inglês são conduzidas pela professora Raquel Bevilaqua, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, que entrevista as docentes Amanda Radünz, doutoranda em Letras, e Patrícia Marcuzzo, do Centro de Artes e Letras. 

Na sequência, o programa apresenta o rap da coesão textual, trabalhado pela equipe do Ateliê de Textos, coordenado pela professora Cristiane Fuzer, do Centro de Artes e Letras. O rap resulta de um trabalho protagonizado pela professora Daniela Moraes Pereira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Fernandes, de Santa Maria.

O ‘Espaço REDEBÁSICA’ ainda traz a participação do professor Alejandro Schwartzkopf, das áreas de Sociologia e Filosofia do Colégio Politécnico da UFSM. Ele analisa a noção de democracia deliberativa e avalia como a prova do Enem cobrou o tema nas edições de 2017 e 2019.

Os ouvintes podem acompanhar a edição especial do ‘Espaço REDEBÁSICA’ neste sábado, às 12h, na Rádio Universidade 800 AM, e às 14h, na 107.9FM.

REDEBÁSICA

O programa institucional REDEBÁSICA tem como objetivo levar conteúdos educacionais em áudio e vídeo a partir do rádio, da televisão e de plataformas digitais. A proposta surgiu como uma forma de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem principalmente de estudantes excluídos digitalmente, mas também oferecer alternativas e complementos para aqueles que conseguem acompanhar as aulas pelo sistema remoto. O REDEBÁSICA resulta de uma parceria da UFSM, por meio do Centro de Educação, do Núcleo de Tecnologias de Educação e das demais unidades de ensino, com as redes públicas de educação infantil, fundamental e médio. Também são parceiros do projeto emissoras de rádio e de televisão.


Publicações Recentes