Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Agittec disponibiliza vídeos sobre como fazer buscas por patentes em diferentes plataformas



Está disponível, no canal do Youtube da Agittec, uma série de vídeos explicativos sobre como fazer buscas por patentes utilizando as plataformas INPI IPC, Espacenet, Web of Science, Orbit e Google Patents. O coordenador  de Propriedade Intelectual da UFSM, Lucio Dorneles, ensina como realizar as buscas e explica as características e funcionalidades de cada plataforma. 

A fim de facilitar a busca, Dorneles destaca que os textos de patentes são textos de publicação, e têm que informar do que se trata o invento, mas descreve-se o mínimo possível para ter a patente concedida. “Sempre tenha claro as palavras chaves, e também a área tecnológica da patente que você está procurando, porque dessa maneira você consegue fazer a busca no lugar certo”, explica.   

Para o coordenador de Propriedade Intelectual, uma tecnologia só atinge os brasileiros quando utilizada ou produzida em grande escala e incorporada pelas indústrias. “Além de estarmos rodeados de tecnologia em nosso dia a dia, estamos também contribuindo para seu desenvolvimento na UFSM, através dos grupos de pesquisa e das empresas parceiras. Nos vídeos, abordaremos uma etapa fundamental para os pesquisadores e empresas, trabalhando na geração e melhoramento de tecnologias: a busca em bases de patentes”, destaca Dorneles. 

Para mais informações sobre busca por patentes, acesse o site da Agittec ou entre em contato com a Coordenadoria de Propriedade Intelectual da UFSM pelo e-mail agittec.pi@ufsm.br.

Acesse o Portfólio de Tecnologias da UFSM e conheça as patentes da Universidade.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54969

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes