Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM promoverá 1º Workshop sobre a Cadeia Produtiva da Linhaça em março



O Grupo de Pesquisa Cadeia Produtiva da Linhaça da UFSM realizará, de 8 a 12 de março, o 1º Workshop sobre a Cadeia Produtiva da Linhaça. O evento é organizado conjuntamente pelos programas de pós-graduação em Agronegócios (campus Palmeira das Missões), Agronomia (campi Santa Maria e Frederico Westphalen) e Ciência e Tecnologia dos Alimentos (campus Santa Maria) e será transmitido pelo canal no YouTube do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM.

A linhaça vem sendo o alimento de origem vegetal mais rico em ácidos graxos do tipo ômega-3, com quantidades elevadas de fibras, proteínas e compostos fenólicos. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o maior produtor brasileiro de linhaça. A maior parte da produção é destinada às indústrias de óleo, além de ser de uso alimentar humano e animal, medicinal, cosmético ou como fibra, principalmente em indústrias têxteis.

Entretanto, a linhaça não é uma cultura agrícola com cultivo significativo, quando comparada com outras culturas, como soja, milho e arroz. No Brasil, as sementes utilizadas para o cultivo da linhaça são oriundas de populações que não passaram pelo crivo do melhoramento genético, apresentando variabilidade entre plantas para características como duração do ciclo, altura e arquitetura de planta e produtividade de grãos. Tais características, quando variáveis dentro da lavoura, podem resultar na dificuldade do produtor em obter rentabilidade com a cultura, já que é comum nas lavouras a maturação desuniforme e a baixa produtividade média. 

Dessa maneira, a proposta do novo Grupo de Pesquisa Cadeia Produtiva da Linhaça é propor esse primeiro encontro para discutir e tratar sobre esta cadeia produtiva, reunindo especialistas em diversas áreas da ciência com relação ao cultivo e uso dos produtos da linhaça. Um dos objetivos do workshop é gerar um e-Book abordando o cultivo da linhaça e os benefícios dos compostos bioativos sobre a saúde humana e animal.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.

Mais informações pelo e-mail grupolinhaca@gmail.com.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54983

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes