UFSM recebe homenagem de prefeitos da Zona de Produção por serviços prestados durante a pandemia

Diretor da UFSM-PM e coordenador do Laboratório de Genética Evolutiva receberam a homenagem em nome da Instituição

Na última terça-feira (26), o auditório da UFSM campus Palmeira das Missões recebeu, com todos os protocolos de distanciamento e prevenção estabelecidos durante a pandemia de Covid-19, os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) para assembleia geral ordinária com eleição e posse da nova diretoria.

Na ocasião, a Amzop homenageou todos os servidores e estudantes da UFSM, especialmente os pesquisadores que integram o projeto UFSM Detecta, e que são responsáveis pela realização dos testes de Covid-19. A equipe recebeu uma placa em homenagem aos serviços prestados desde o mês de abril do ano passado para quase 50 municípios da região. A homenagem também foi direcionada ao Sicredi Alto Uruguai e Região da Produção pela colaboração para a aquisição de um novo aparelho que proporcionou a realização de um volume muito maior de exames no campus de Palmeira das Missões.

O ex-prefeito de Constantina e então presidente da Amzop, Gerri Sawaris, ressaltou o fato de a Amzop ser a maior associação de prefeitos do Rio Grande do Sul, abrangendo 43 municípios, e destacou o motivo de a assembleia ter sido realizada na UFSM-PM. “Nós realizamos a assembleia no campus da UFSM em Palmeira das Missões pela parceria que a Universidade fez conosco na realização dos exames de Covid-19, fazendo a prevenção e detecção de pessoas positivadas. Esses exames foram muito úteis e muito importantes para a região e, do nosso ponto de vista, essa agilidade na realização dos testes também foi um dos motivos pelos quais a região teve um dos menores índices de mortalidade e índices de pessoas ativadas ao mesmo tempo, porque conseguimos fazer um bom trabalho preventivo”, afirmou.

Luiz Anildo Anacleto da Silva, diretor da UFSM-PM, e o vice-diretor e coordenador do Laboratório de Genética Evolutiva, Daniel Graichen, receberam a homenagem em nome de toda a UFSM. “Agradecemos a homenagem prestada ao grupo de trabalho responsável pelos exames de Covid-19 no campus, representada pela placa de reconhecimento pelos trabalhos prestados em razão da pandemia”, disse o diretor da unidade.

Durante a assembleia, a direção do campus também se pronunciou salientando a necessidade de inserção da UFSM na estrutura e organização do Hospital Público Regional, na reestruturação da Rede Regional de Saúde e a possibilidade do desenvolvimento de cooperação técnica com as prefeituras da região.

Na ocasião, Gerri Sawaris transmitiu o cargo ao novo presidente eleito, o prefeito de São Pedro das Missões Antônio Reginaldo Ferreira da Silva. Ao tomar posse, o novo presidente da Amzop destacou as três prioridades que serão trabalhadas pela nova gestão: a busca por mais vacinas contra a Covid-19 para os municípios da região; investimentos em infraestrutura aos acessos dos municípios; e a continuidade das obras de construção do Hospital Público Regional, em Palmeira das Missões.

“A nossa expectativa para essa gestão é a de que nós possamos colocar em pauta temas de interesse dos municípios para trazer para a discussão com os demais órgãos dos governos estadual e federal. A questão da pandemia ainda é o foco principal. Temos que continuar atuando em cima disso, buscando soluções para os municípios, e a solução que veio ao encontro do interesse e necessidade dos municípios foi a participação da UFSM com relação aos testes”, disse.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da UFSM-PM