Projeto de extensão “Bicharada Gaúcha” divulga espécies animais de forma científica e acessível nas redes sociais

Desde outubro do ano passado, o projeto de extensão e de divulgação científica “Bicharada Gaúcha”, da UFSM campus Palmeira das Missões, tem chamado a atenção nas redes sociais. De uma forma simples e criativa, a iniciativa transforma o conhecimento científico em informação acessível para a população em geral através de fatos e curiosidades da fauna gaúcha que são postados no Facebook e Instagram.

Segundo o coordenador do projeto, professor Marcelo Weber, a ação visa integrar a sociedade e a ciência através do uso das redes sociais. “O objetivo principal é levar conhecimento científico sobre as espécies de animais que ocorrem no Rio Grande do Sul para a população em geral, focando em mitos e curiosidades que cercam determinadas espécies, além do seu papel ecológico, importância econômica e status de conservação”, explica.

O docente ressalta a importância, atualmente, do uso das tecnologias como facilitador de acesso à informação científica. “Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que o acesso à informação é praticamente ilimitado, diversas iniciativas anticientíficas têm se popularizado, como o movimento antivacina e o terraplanismo, os quais fazem uso em massa de redes sociais para divulgação das suas ideias. Neste sentido, é inegável que nós, cientistas, precisamos ocupar os espaços virtuais a fim de divulgar dados e informações corretas sobre diversos aspectos da relação humana com o mundo natural”, afirma.

As postagens iniciaram no começo de outubro de 2020, sendo semanais. A cada semana os integrantes apresentam uma espécie diferente. Weber explica que, além de apresentar as espécies de animais que ocorrem no Rio Grande do Sul, as postagens buscam incentivar a população a observar os organismos que a cercam no dia a dia para também atuarem como difusores de conhecimento científico sobre a fauna do Rio Grande do Sul. Atualmente, as postagens são focadas em espécies de mamíferos, aves e répteis, mas a expectativa é aumentar para outros grupos com o passar do tempo.

Seis estudantes de graduação em Ciências Biológicas da UFSM-PM, sendo uma aluna bolsista e cinco voluntários, participam do projeto. Além de produzir conteúdo para divulgação, os alunos também estudam e buscam as características mais relevantes de cada espécie. “Temos recebido diversos elogios da população em geral e os seguidores não se restringem apenas aos moradores do Rio Grande do Sul, temos também seguidores de diversos estados do país”, completa o docente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM-PM