Espaço REDEBÁSICA apresenta edição especial sobre o ENEM digital neste sábado (6) e neste domingo (7)

Programa analisa questões de Matemáticas, Física e Química

Neste sábado (6) e neste domingo (7), as rádios Universidade AM e 107,9 FM transmitirão o programa Espaço REDEBÁSICA especial sobre a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em seis horários. O episódio será voltado para a resoluções de questões das provas de Ciências da Natureza e Matemática de edições anteriores.

Com professores do Colégio Politécnico da UFSM, o programa trará dicas sobre física, química e matemática. A professora de física, Izabel Cristina Freitas, comentará sobre calorimetria, ótica e eletromagnetismo. Em química, o professor Rodrigo Leal, abordará os temas de eletroquímica, química orgânica e ligações covalentes. Por fim, a professora Janaína Ziegler analisará questões de logaritmo da prova de matemática.

A curadoria do programa e a coordenação do projeto institucional é da professora Regina Ehlers Bathelt, do Centro de Educação. “A função de curadoria é mediar a relação entre os interesses dos estudantes, que é o de produzir uma boa pontuação na prova, e os interesses daqueles professores que participam do projeto, que certamente vão muito além do desejo que seus estudantes pontuem bem na prova. Mais do que isso, eles estão intencionando o desenvolvimento cognitivo dos estudantes nas áreas que eles representam”, explica.

A professora Regina ainda comenta sobre a importância do projeto UFSM em Rede com a Educação Básica, o REDEBÁSICA. “Nem todos os estudantes têm acesso ou condições de uso de tecnologias digitais. Resta, assim, uma demanda social muito importante e urgente, para que se veicule, através de rádio e televisão, programas educativos que correspondam aos principais conteúdos de interesses dos estudantes e professores da educação básica”.

O Espaço Rede Básica tem apresentação de Marcelo de Franceschi e edição de áudio de Jordan Junges.

Os ouvintes poderão acompanhar a edição especial do ‘Espaço REDEBÁSICA’ às 11h, às 14h e às 21h, deste sábado, na 107.9FM. Na Rádio Universidade 800 AM, o programa irá ao ar às 12h e às 23h deste sábado (6), e às 11h deste domingo (7).

REDEBÁSICA

O programa institucional REDEBÁSICA tem como objetivo levar conteúdos educacionais em áudio e em vídeo a partir do rádio, da televisão e de plataformas digitais. A proposta surgiu como uma forma de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem principalmente de estudantes excluídos digitalmente, mas também oferecer alternativas e complementos para aqueles que conseguem acompanhar as aulas pelo sistema remoto. O REDEBÁSICA resulta de uma parceria da UFSM, por meio do Centro de Educação, do Núcleo de Tecnologias de Educação e das demais unidades de ensino, com as redes públicas de educação infantil, fundamental e médio. Também são parceiros do projeto emissoras de rádio e de televisão.