Relatório detalha presença da UFSM na mídia no ano de 2020

A Unidade de Comunicação Integrada (Unicom), vinculada à Pró-reitoria de Planejamento (Proplan),  publicou nesta semana o Relatório Clipping 2020. O material detalha e analisa qualitativa e quantitativamente notícias, reportagens, notas, colunas, artigos e demais inserções sobre a universidade publicadas nos veículos de imprensa durante o ano de 2020, além de comparar os resultados com o ano anterior.

Segundo o levantamento, em 2020 foram publicadas 3.264 notícias e afins sobre a UFSM, abrangendo veículos de comunicação com projeção regional, estadual, nacional e internacional. Fora do país, a UFSM foi destaque em reportagens de veículos como The New York Times e National Geographic. O assunto com maior destaque, em função do contexto atual, foi a pandemia da Covid-19, mostrando a forte atuação da universidade em diversas frente contra a doença. Outros temas com maior notoriedade na mídia foram o Descubra UFSM, os 60 anos da universidade, a Jornada Acadêmica Integrada (JAI), o Sisu e as descobertas do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA). Conforme as informações que constam no relatório, o número de publicações aumentou em comparação ao ano de 2019, quando foram veiculadas 2.898 notícias sobre a universidade.

Além dessas informações, o relatório traz ainda o cálculo de mídia espontânea, a classificação das notícias de acordo com os sete desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM, fontes mais citadas, tipos de veículos, projeção geográfica, entre outros.

Para o jornalista e diretor da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, Maurício Dias, o clipping é um instrumento importante para a assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, e também serve como auditoria de imagem da universidade. “A partir desse trabalho é possível monitorar a forma como os veículos de comunicação vem tratando a nossa universidade, se é de maneira neutra, negativa ou positiva. Esse monitoramento também é importante para pensarmos em novas estratégias de relacionamento com a imprensa e identificar outras pautas que podem ser trabalhadas pela universidade”, destaca.

Como é feito o clipping da UFSM?

O clipping é realizado diariamente pela equipe da Unicom, que faz o monitoramento fixo de 34 portais de notícias, incluindo sites, blogs, emissoras de rádio e de televisão. Também são recebidos alertas via e-mail da assessoria de imprensa da UFSM, e monitoramentos específicos. A partir disso, os dados são inseridos no sistema e é gerada uma página com as informações através da plataforma Power BI. As informações podem ser acompanhadas na página da Análise de Visibilidade Midiática da UFSM

Texto: Luana Giazzon, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Unidade de Comunicação Integrada
Edição: João Ricardo Gazzaneo