Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM desenvolve simulador de cotas interativo para o Sisu



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolveu um simulador interativo para ajudar quem pretende se inscrever por cotas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No site, o candidato responde a quatro perguntas objetivas e, automaticamente, a nova ferramenta indica todas as possibilidades de cotas de acordo com as respostas. O sistema é gratuito e pode ser utilizado por estudantes de todo o país, que pretendem se inscrever em qualquer universidade ou instituto federal de ensino superior.

Conforme explica o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, a ferramenta é de fácil uso e bastante intuitiva. Ao acessar a página do simulador no site da Universidade, o estudante encontra um espaço interativo, no qual deve responder às quatro questões designadas: se estudou os três anos do Ensino Médio em escola pública; se é autodeclarado preto, pardo ou indígena; se tem renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo e se é uma pessoa com deficiência. Ao marcar cada uma das respostas, o sistema já indicará a cota (ou as cotas) em que a pessoa pode concorrer.

Apresentadas as possibilidades, cabe ao estudante escolher em qual deve se inscrever. O simulador indicará, se for o caso, mais de uma cota, mas a inscrição só será realizada em uma delas. “Essa é uma estratégia pessoal de cada candidato, ao analisar o número de vagas por cota ou a documentação que ele precisa entregar”, explica a relações públicas da UFSM e integrante da Comissão de Ingresso Acadêmico, Julia Cervo. “Se o candidato é preto, pardo ou indígena, por exemplo, mas não quiser se inscrever em cotas que utilizem a autodeclaração, ele pode. É possível se inscrever em A0 (ampla concorrência) ou L5 (escola pública), e não obrigatoriamente ou necessariamente em opções que envolvam a sua autodeclaração”. 

Além da ampla concorrência, existem oito diferentes tipos de cotas, cada uma com determinadas condições e exigência de documentação específica. A equipe responsável pelo ingresso via Sisu na UFSM identificou ao longo dos últimos anos que sempre houve dúvidas por parte dos candidatos sobre as cotas. Para Julia Cervo, o simulador é uma forma de auxiliar os candidatos para que evitem inscrições erradas, que serão indeferidas no momento da confirmação de vaga. 

Conforme destaca o professor Tybusch, é fundamental que o candidato tenha certeza de que está se inscrevendo na cota certa, sendo que, feita a inscrição, não é possível mudá-la. “Se uma pessoa se inscrever erroneamente em uma cota de autodeclaração, por exemplo, é impossível mudar após o término das inscrições do Sisu. Nesse caso, porque não é possível comprovar a situação, ela perde a vaga”. 

O Simulador de Cotas foi desenvolvido com uso do Power BI, ferramenta já utilizada na instituição para elaboração de painéis interativos, e foram utilizadas medidas dinâmicas para que as opções aparecessem a cada resposta. O projeto é uma parceria entre Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Coordenadoria de Planejamento Informacional da Pró-reitoria de Planejamento (Coplin/Proplan), do Centro de Processamento de Dados (CPD), Núcleo de Divulgação Institucional do campus Frederico Westphalen (NDI-FW) e Unidade de Comunicação Integrada (Unicom).

 

Sobre as cotas no Sisu

As cotas na UFSM são definidas a partir da Política de Cotas expressa na Lei no 12.711/2012 do Governo Federal, a qual define que 50% das vagas em cursos das universidades federais devem ser reservadas a estudantes que fizeram os três anos do Ensino Médio em escola pública. Dentro desses 50% para escolas públicas, existem as outras cotas: renda, autodeclaração e pessoa com deficiência. Ou seja, quem cursou o Ensino Médio em escola particular não tem direito às cotas. Confira as possibilidades de conta presentes no Termo e Adesão da UFSM ao SISU:

A0: Ampla concorrência L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L5: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa no 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei no 12.711/2012).

Cada cota exige uma documentação específica para a confirmação da vaga. Os documentos para cada uma das cotas estarão disponíveis no edital, que poderá ser acessado na página ufsm.br/sisu

A UFSM disponibiliza aos(às) candidatos(as) um Guia com as principais informações sobre o SiSU. Dúvidas também podem ser encaminhadas ao email copa.sisu@ufsm.br, à página Confirmação de Vaga UFSM no Facebook e ao plantão Tira-Dúvidas no site SiSU/MEC.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55342

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes