Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Observatório de Dados da COVID-19: um ano de atuação na divulgação diária de informações e estatísticas



O Observatório de Dados da COVID-19 possui o objetivo de fornecer dados e informações diárias sobre a COVID-19 e auxiliar no monitoramento e planejamento das ações em saúde pública para o combate à pandemia.  

Quase um ano após o seu lançamento, o Observatório segue recebendo atualizações, cada vez com informações e categorias mais detalhadas. Na página, uma série de dados e gráficos a respeito da propagação do vírus podem ser encontrados. Os dados são atualizados diariamente mediante os boletins de hospitalizações e de casos emitidos pela Secretaria de Saúde, além de uma série de fontes oficiais.

Santa Maria:

Na página inicial, as informações concentram-se em Santa Maria, com detalhes sobre os casos, incluindo a média da faixa etária de casos confirmados e óbitos, distribuição por sexo, cor, além de mapas de óbitos e de casos confirmados por bairros da cidade. 

Alguns dados que podem ser inferidos a partir da leitura dos gráficos atualizados em 31 de março:

  • A última quinzena (01-15 de março) foi a que registrou o maior número de infectados na cidade (2799 pessoas), desde o início da pandemia.
  • A maior parte dos casos confirmados são de pessoas entre os 20 e 39 anos, e a maior parte dos óbitos são de pessoas entre 70 e 89 anos.
  • Existe pouca diferença entre os sexos, no quesito contaminação e óbitos, apesar de que 54,5% dos casos confirmados são de mulheres, enquanto 55,8% dos óbitos são de homens.
  • A taxa de mortalidade da população negra é maior que da população branca e parda. 
  • A maior ocorrência de casos e óbitos por bairro em Santa Maria estão em Camobi e no Centro.

Campi UFSM:

As mesmas estatísticas de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões podem ser encontradas nesta seção.

4° Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul:

Mapas ilustrados com mapa de casos e dados hospitalares, como número de ventiladores disponíveis, ocupação de UTI e mais informações do gênero para a região, estão nesta seção.

Rio Grande do Sul:

Gráficos e mapas interativos a respeito da situação de todo o Estado encontram-se nesta seção.

Brasil:

Gráficos de casos confirmados e mapas de distribuição espacial no que diz respeito ao país, estão nesta seção.

Simulador: 

O Simulador Epidemiológico para os Casos de Covid-19 possibilita a realização de projeções da propagação dos casos Covid-19 até o próximo ano, óbitos e internações. O projeto, desenvolvido pelos professores Luis Felipe Dias Lopes e Carlos Heitor, da UFSM, em parceria com o Prof. Paulo Vilella, da UFJF, realiza uma projeção estatística baseada nos dados que são inseridos no programa. 

Como funciona?

No canto direito da tela, existem algumas lacunas que devem ser preenchidas, conforme abaixo: 

  • “Susceptível”: Colocar o número da população da cidade pretendida dividido por 2. No caso de 100.000 habitantes, por exemplo, coloca-se 50.000 na lacuna. 
  • “Óbitos”, “Pacientes internados” e “Infectados”: Preencher conforme os números informados no último boletim da cidade pretendida. 
  • “Contatos por dia por infectado”: Neste caso, o número depende de cada localidade. Ele significa a proporção de propagação, ou seja, para quantas pessoas uma contaminada irá transmitir. Os profissionais da saúde de cada localidade podem calcular este dado com mais precisão. Já aqueles que desejam fazer uma projeção aproximada, podem preencher com “2” este espaço.  
  • Depois de preencher, basta clicar em “Simulate”, no canto superior esquerdo do quadro. Assim, ele irá gerar o gráfico de projeção para os próximos 365 dias.

Para além disso, estão listados e organizados os Relatórios Técnicos e os Relatórios Científicos publicados, para aqueles que se interessarem. A equipe que compõe o Observatório é de profissionais que atuam em diferentes áreas da Universidade, e a coordenação é dos professores Luís Felipe Dias Lopes e Carlos Heitor Cunha Moreira.

Para qualquer dúvida ou mais informações, o contato do Observatório Covid-19 é: observatoriosaudeufsm@gmail.com.

 

Texto: Paola Martins Jung / bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Edição: Mariana Henriques / Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55482

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes