Professores da UFSM co-organizam evento voltado à computação de alto desempenho

De quarta (14) a sexta-feira (16) acontece a 21ª edição da Escola Regional de Alto Desempenho (Erad/RS 2021), evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Comissão Regional de Alto Desempenho da Região Sul (Crad/RS).

O público-alvo são alunos, profissionais e professores/pesquisadores que atuam direta ou indiretamente na computação de alto desempenho e em áreas correlatas. Os temas abordados incluem técnicas e ferramentas de programação paralela e distribuída, computação em nuvem, computação heterogênea e avaliação/predição de desempenho de software paralelo e distribuído, O evento será online e compreenderá minicursos, palestras acadêmicas e empresariais, sessões de iniciação científica e fórum de pós-graduação, todos direcionados para a área de processamento de alto desempenho.

O evento engloba a região sul do Brasil (RS, SC e PR) e é co-organizado por professores de diversas instituições. A coordenação geral em 2021 está a cargo da Udesc, UFSM e Unipampa. Na UFSM, colaboram os professores João Vicente Ferreira Lima e Andrea Schwertner Charão, ambos do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação do Centro de Tecnologia (CT), respectivamente coordenadores da Maratona de Programação Paralela e dos minicursos da Erad/RS 2021. Entre os organizadores estão também ex-alunos da UFSM, hoje professores de instituições como UFRGS, Unisinos, Unipampa e Udesc. Outros professores e estudantes da UFSM também integram a programação como autores de trabalhos a serem apresentados.

Os participantes inscritos terão direito a certificado e acesso ao ambiente virtual do evento. Participantes não-inscritos poderão acompanhar o evento gratuitamente via YouTube, onde ficarão armazenadas todas as sessões do evento para consulta futura.

A programação e as informações para inscrição estão disponíveis no site do evento