Projeto incubado na UFSM lança plataforma para captar doações para ONGs de Santa Maria

Sou Parte é projeto de aluna e professor de Comunicação Social e já tem duas instituições cadastradas

A Sou Parte, empresa vinculada à Incubadora Tecnológica da UFSM, lançou neste mês uma plataforma online para captar recursos para ONGs e causas sociais da cidade de Santa Maria. O projeto foi idealizado pela aluna Mari Luana Pozzobon e pelo professor Luciano Mattana, ambos do Departamento de Comunicação Social da Universidade. A Sou Parte (souparte.org) tem como objetivo principal conectar ONGs e doadores em potencial através de assinaturas, para que a doação seja recorrente, já que boa parte dos projetos sociais do município dependem quase que unicamente de doações.

Diante do cenário pandêmico, as instituições beneficentes perderam suas principais fontes de renda. Por isso, a Sou Parte tem a missão de prestar assistência financeira às instituições beneficentes e projetos que visam o bem comum para que haja menos desigualdade social e mais pessoas fazendo sua parte.

A transparência de aplicação dos recursos doados é uma das principais funções que os usuários poderão encontrar na plataforma, um fator determinante para que as pessoas se sintam seguras em doar usando a Sou Parte.

O projeto busca ajudar causas e organizações sociais de cada cidade, oferecendo ao morador local a oportunidade de ajudar a quem está próximo. Assim, o doador poderá, inclusive, monitorar mais de perto o uso dos recursos doados.

A Sou Parte já lançou a primeira versão do sistema e está recebendo os primeiros usuários. Mesmo em constante desenvolvimento, as funções centrais da plataforma já estão funcionando. Atualmente, apenas duas instituições estão cadastradas: a Estação dos Ventos, que se dedica a crianças, e o Lar Vila Itagiba, que se dedica aos idosos. Dentro da plataforma, há a possibilidade de se indicar novos projetos para serem cadastrados.

Para realizar uma doação, é preciso acessar souparte.org, fazer um breve cadastro e escolher o valor e a ONG para qual deseja doar. É possível realizar uma assinatura via cartão de crédito para doar todos os meses ou fazer uma única doação (cartão de crédito, boleto ou pix).

Para sugerir o cadastramento de uma ONG ou causa, acessar o link.