Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM promove o IV CIPED: “A Educação Mediada pelas Tecnologias: Desafios do Século XXI”

O evento inicia dia 5 de maio e objetiva dialogar sobre temas e demandas emergentes do sistema educacional



A UFSM, por meio de uma colaboração entre o Centro de Educação e a Pró-Reitoria de Graduação, oferta, nos meses de maio, junho e julho, uma série de rodas de conversa sobre educação. Os diálogos contarão com a participação de professores e pesquisadores de diversos países. 

O IV Ciclo Institucional Permanente Sobre a Docência na UFSM (CIPED), que nesta versão tem a temática “Educação mediada pelas tecnologias: desafios do século XXI”, terá início no dia 05 de maio às 16 horas. A palestra de abertura intitulada “Sistemas híbridos/modelos b-learning na Educação Superior”, será ministrada pelo Dr. Jesús Valverde-Berrocoso, da Universidade de Extremadura, na Espanha.

O palestrante é doutor em Pedagogia pela Universidade de Salamanca e professor titular do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade de Extremadura. Igualmente, atua como Diretor do Campus Virtual da Universidade de Extremadura e do Campus Virtual Compartilhado do Grupo de Universidades G9. Jesús Valverde-Berrocoso também pertence à Rede Universitária de Tecnologia Educacional e à Rede Universitária de Pesquisa e Inovação Educacional. Ainda, é coordenador do Mestrado em Educação Digital da Universidade da Extremadura e do grupo de investigação “Nodo Educativo” especializado em Tecnologia Educativa.

O Evento

O CIPED surgiu com o objetivo de contribuir com a formação continuada em tópicos e demandas emergentes no sistema de educação. Na sua IV edição, o ciclo traz a proposta de construir diálogos e trocas de conhecimento com públicos distintos, para promover reflexões sobre a temática do evento. Além disso, busca motivar os profissionais da área de Educação e ampliar a formação continuada em assuntos bastante atuais, como é o caso da educação mediada pelas tecnologias.

Além da palestra de abertura, o CIPED também contará com relatos de experiências intercontinentais, diálogos sobre questões culturais e ambientes virtuais de aprendizagem, reflexões sobre metodologias ativas e o uso de tecnologias na educação, além de debates sobre os desafios da educação em contextos atuais. 

Para acompanhar o evento, não é necessária inscrição prévia, já que todas as atividades serão transmitidas no canal do youtube da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM.

A programação completa para os ciclos de conversa dos próximos meses pode ser consultadas no site.

Texto: Paola Jung, bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Edição: Mariana Henriques, jornalista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor 

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes