Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ponto fixo de arrecadação de alimentos é instalado no Centro de Tecnologia da UFSM

Ação do Acolhe CT Solidário é em parceria com o Banco de Alimentos de Santa Maria



Ponto permanente recebe doações no hall do prédio 7

No dia 16 de abril ocorreu uma reunião entre representantes do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM e do Banco de Alimentos de Santa Maria, na qual foi selada a parceria que visa promover o aumento na arrecadação de alimentos para a comunidade carente da cidade. Serão diversas ações de engajamento e divulgação realizadas pelo Centro de Tecnologia, sendo o ponto fixo umas das principais.

A ideia de implementar um ponto permanente de arrecadação no CT surgiu durante o planejamento da campanha de acolhimento aos calouros do Centro, o “Acolhe, CT!”. O evento ocorre em todo início de semestre, e desta vez será feito em novo formato, priorizando ações solidárias e de conscientização. Através da parceria com o Banco de Alimentos, são previstas ações de arrecadação que irão ocorrer ao longo da primeira semana do semestre letivo da UFSM, que se inicia no dia 18 de maio, além do novo ponto permanente, que estará sempre disponível no hall do prédio 7 para receber as doações de alimentos. No local também é possível encontrar as informações para doações financeiras, que serão inteiramente revertidas na compra de alimentos para distribuição nas entidades cadastradas no Banco. 

A Rede de Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul é uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público que surgiu em 2007, com o objetivo de estabelecer uma padronização e sistematizar o trabalho de arrecadação de alimentos no estado, visando combater a fome e promover a saúde e segurança alimentar àqueles que precisam. A sede do Banco em Santa Maria foi criada em 2017 buscando atender as demandas da população da cidade. Desde 22 de abril de 2019, o Banco de Alimentos de Santa Maria é uma entidade considerada de Utilidade Pública Municipal, de acordo com a Lei Nº 6329/2019.

No ponto de arrecadação instalado no CT poderão ser doados diversos alimentos, como arroz, massas, feijão, óleo, farinha, lentilha, leite, enlatados, entre outros. Estes alimentos passam por uma triagem, e são distribuídos para as mais de 35 entidades assistenciais cadastradas, como creches, escolas, asilos e associações de bairros, que realizam o repasse para as famílias. Já as doações financeiras são inteiramente revertidas em alimentos, uma vez que a associação não possui fins lucrativos e conta com a ajuda de voluntários. 

Com essa parceria o Centro de Tecnologia objetiva contribuir ativamente para a arrecadação de alimentos do Banco, além de incentivar e conscientizar a comunidade sobre a importância de promover a inclusão social e o desenvolvimento local, regional e nacional, dois dos desafios previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM e que possui alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Confira como realizar doações financeiras:

PIX

Chaves cadastradas: CNPJ 30.466.339/0001-49 ou e-mail bancodealimentos.sm@gmail.com.

Transferência bancária

Banco do Brasil, Agência 1484-2, conta corrente 43770-0

Caixa Econômica Federal, Agência 2231-4, conta corrente 2265-5

Texto e foto: Núcleo de Divulgação Institucional do CT

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55687

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes