Promover Andifes: inscrições para intercâmbio virtual entre universidades brasileiras já estão abertas

Nesta quinta-feira (06), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) publicou o edital para inscrição no Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, o Promover
Andifes.

O Promover reúne 12 universidades brasileiras, incluindo a UFSM, a fim de que alguns de seus estudantes façam determinadas disciplinas, de maneira remota, em outras instituições. Assim, o aluno poderá trocar experiência acadêmica com colegas de outros
estados. Serão, ao todo, 9.874 vagas ofertadas, sendo 504 na UFSM. Além disso, a universidade também disponibilizou 121 disciplinas, organizadas entre as seguintes áreas: Humanas, Exatas e da Terra, Biológicas, Engenharias, Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. A lista completa com todas as matérias pode ser encontrada na página do Promover dentro do site da UFSM.

Além da Universidade Federal de Santa Maria, também participarão do programa Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal Fluminense (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade de Brasília (UnB).

Live realizada pela Prograd auxiliou estudantes interessados

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM realizou uma live no seu canal no YouTube, com Jerônimo Tybush, pró-reitor de graduação, e o reitor Paulo Afonso Burmann. A transmissão esclareceu algumas dúvidas, como do uso da página do programa no site da UFSM e do acesso ao edital.

Tybush reforçou que o resultado preliminar dos alunos aprovados para o programa sai no dia 18 de maio. No entanto, a definição final só deve ocorrer no dia 24, já que é necessário um período após o primeiro prazo para possíveis pedidos de recurso. O pró-reitor também agradeceu ao CPD, o Centro de Processamento de Dados da UFSM, pela agilidade na montagem da página sobre o Promover Andifes. Segundo ele, mais de 10 mil estudantes estão envolvidos com o programa.

Reportagem: Juan Grings, bolsista de jornalismo na Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira