Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes e alunos da UFSM publicam livro sobre envelhecimento e saúde do idoso

Obra idealizada pelo PPG em Gerontologia reúne textos multidisciplinares



As docentes Vanessa Ramos Kirsten, do Departamento de Alimentação e Nutrição, e Marinês Tambara Leite, do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM Campus Palmeira das Missões, lançam o livro “Sociedade, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”, do qual foram organizadoras. Outros professores e alunos de graduação e de pós-graduação da UFSM-PM participaram como autores de capítulos do livro.

A produção da obra foi uma iniciativa do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSM, em conjunto com discentes e colaboradores do programa. O livro conta com textos extraídos das pesquisas e estudos desenvolvidos pelos alunos e docentes do programa, os quais abordam, de maneira multidisciplinar, as diversas facetas do processo do envelhecimento. 

De acordo com Vanessa, o lançamento do livro está previsto para o início das atividades letivas do PPG em Gerontologia. “O livro traz uma riqueza de informações sobre o processo do envelhecimento, que vai desde os programas e políticas públicas, passa pela alimentação, imagem corporal, saúde cardiovascular, modos de vida até a internação. Para quem ama a área da Gerontologia, a obra traz infinitas possibilidades de compreensão sobre vários aspectos do processo do envelhecimento, por meio das pesquisas de alunos e professores do PPG Geronto UFSM”, afirma. 

Para Marinês, organizar uma obra na área do envelhecimento humano foi uma experiência muito significativa. “Esse trabalho permitiu a leitura de múltiplos olhares sobre a temática, ampliando conhecimentos de forma multi e interdisciplinar. Considero que o livro é um depositário de ideias e de resultados de estudos científicos de diversos autores que consideram, valorizam e respeitam a pessoa idosa em suas dimensões social, biológica, cultural, psicológica e clínica”, relata.

A obra está disponível para aquisição, nos formatos online e físico, no site da Editora CRV.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM-PM

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes