Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM assina acordo de cooperação com universidade da China



UFSM inicia cooperação com instituição chinesa

No último dia 17 de maio, o reitor da UFSM, professor Paulo A. Burmann, participou de forma virtual da primeira Assembleia Geral da China-Latin America Agricultural Education and Research Innovation Alliance (CLAERIA). A atividade contou com a presença de reitores das mais de 60 universidades que fazem parte da Aliança, criada em 18 de dezembro de 2020 e da qual a UFSM é uma das instituições fundadoras.

A Assembleia Geral foi presidida pelo vice-reitor da South China Agricultural University (SCAU), Dr. Qiu Rongliang. Na ocasião foi assinado o acordo de cooperação entre a UFSM e a SCAU pelo professor Burmann e pela Dra. Liu Yahong. Naquela oportunidade, o reitor da UFSM discursou em nome das universidades latino-americanas que fazem parte da aliança. Em sua fala, o reitor Burmann destacou a importância da parceria da UFSM com as universidades chinesas e as excelentes possibilidades de cooperação e desenvolvimento conjunto daí decorrentes: “A consolidação da China-Latin America Agricultural Education and Research Innovation Alliance é uma oportunidade única para intensificar em alto nível a cooperação entre as universidades latino-americanas e as universidades da China, em especial a South China Agricultural University que é líder mundial na área de agricultura, estando entre as melhores universidades do mundo”.

Dra. Liu Yahong, reitora da SCAU

Para o reitor, a partir da consolidação dessa aliança, um conjunto de oportunidades se apresenta para a UFSM, que podem ser aproveitadas para alcançar algumas das estratégias do projeto institucional de desenvolvimento econômico e social para a região. Essa aliança, que conta com 17 instituições chinesas, será um polo de cooperação entre a China e mais de 40 universidades de 13 países da América Latina. Atualmente a América Latina representam cerca de 15% da produção mundial e 23% das exportações mundiais de produtos básicos agrícolas e pesqueiros e a previsão é que em menos de uma década seremos responsáveis por mais de 25% das exportações mundiais de produtos agrícolas e pesqueiros.

O professor. Érico M. M. Flores, coordenador da Secretaria de Apoio Internacional, SAI, também participou da Assembleia Geral juntamente com os professores Jerson V. C. Guedes e Jonas André Arnemann do Departamento de Defesa Fitossanitária da UFSM.

Informações: Secretaria de Apoio Internacional da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55873

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes