Foto colorida horizontal mostra seis pessoas em uma lavoura, eles estão afastados e usam máscaras ao posar para a foto
Professor e pós-graduandos do CCR estiveram no Paraguai na semana passada
De quarta (26) a sexta-feira (28) da semana passada, os alunos de pós-graduação Anderson Haas Poersch, Camille Flores, Michel da Rocha e Paula Cardoso, juntamente com o professor Alencar Junior Zanon, integrantes da Equipe FieldCrops da UFSM, visitaram as regiões centro-sul e centro-norte do Paraguai, principais regiões produtoras do país que é o quinto produtor mundial de soja, com uma área cultivada de três milhões de hectares. O principal objetivo da visita foi caracterizar o sistema produtivo paraguaio e identificar o potencial produtivo das lavouras e os fatores limitantes de produtividade.
 
Nesta visita, a Equipe FieldCrops fechou parceria com a Agrihold, representada pelo engenheiro agrônomo Sidinei Neuhaus, que contatou a equipe para, em conjunto, desenvolver um projeto a fim de aumentar a produtividade utilizando os mesmos recursos, auxiliando no desenvolvimento do setor sojícola do país.
 
Primeiramente, a AgroTech realizou uma apresentação de dados climáticos e de produtividade, caracterização de solos e a área cultivada de diferentes culturas no país. Em um segundo momento, a equipe apresentou os objetivos e o desenvolvimento do projeto “Potencial e lacunas de produtividade de soja no Paraguai”, que será parte da tese de doutorado de Eduardo Lago, do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Centro de Ciências Rurais (CCR), integrante da Equipe.
 
“O kick off do projeto de potencial de produtividade de soja no Paraguai chancela a internacionalização e o reconhecimento mundial da Equipe FieldCrops na produção sustentável de alimentos”, destaca Alencar Zanon, coordenador da Equipe FieldCrops da UFSM.
 
Foto: Divulgação