Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oficina sobre direito à alimentação e acesso à terra no Brasil acontece nesta quarta (9)

Atividade do Núcleo de Pesquisas e Práticas em Direito Internacional da UFSM inicia às 14h



O Núcleo de Pesquisas e Práticas em Direito Internacional (NPPDI) da UFSM realiza a Oficina de Direitos Humanos “Direito Humano à Alimentação e o Acesso à Terra no Brasil”, com Maria Giulia Gaede Senesi, da Paris School of International Affairs/SciencesPo, nesta quarta-feira (9), às 14h, na sala virtual que será disponibilizada mediante inscrição pelo e-mail nppdi@ufsm.br
 
A fome no Brasil atingiu 10,3 milhões de pessoas, de acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que a mediu entre os anos de 2017-2018. Desse número, 7,7 milhões vivem em áreas urbanas e 2,6 milhões em áreas rurais. A fome aumentou 43,7% nos últimos cinco anos. Paradoxalmente, pesquisas mostram que a proporção deste número é ainda maior nas áreas rurais, onde quase metade das famílias vive com insegurança alimentar, num contingente que representa 44% do total. Isto quer dizer que em uma das áreas onde a produção de alimentos poderia proporcionar aos cidadãos o acesso à sua própria alimentação, a barreira estrutural de acesso à terra mina a plena implementação do direito à alimentação.  

Nesse sentido, esta Oficina de Direitos Humanos quer debater os avanços institucionais no reconhecimento e implementação do direito à alimentação e a sua relação com as dificuldades históricas de acesso à terra. 
 
Mais informações sobre o NPPDI no site e no Instagram
 
Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55990

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes