Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Rádios da Universidade transmitem ‘Rede Básica: Hora do Encanto’



A nova temporada do programa Rede Básica está voltada para os estudantes e professores da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental e já está na programação da Rádio Universidade 800 AM e da 107.9 FM. O ‘Rede Básica Hora do Encanto’ compreende dois programetes: ‘Promotores da Leitura’ e ‘Encontro Musical’. Enquanto o primeiro traz lendas e parlendas do folclore brasileiro, o segundo contribui para o reconhecimento dos sons dos instrumentos musicais.

O ‘Promotores da Leitura’ traz um conjunto de 22 programetes gravados por professoras das séries iniciais do Município. Acostumadas com a arte de contar de histórias, as docentes Daniela Fontoura, Carina Kilian, Deise Marzari, Viviane Marconato, Daniela Pereira e Marisa Medianeira Oliveira selecionaram textos de domínio público que pudessem incentivar a imaginação e despertar o gosto pela literatura. O programete é uma coprodução da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Educação (Smed), e da UFSM, por meio da Centro de Educação e da Coordenadoria de Comunicação Social. A supervisão geral é da professora Ângela Rossi, da Smed. A curadoria é da professora Regina Bathelt, do CE. A sonoplastia e a edição é de Rodrigo Santiago, do Núcleo de Rádios da UFSM.

Já o ‘Encontro Musical’ é o resultado de um trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Educação Musical (LEM), do Centro de Educação. A proposta apresenta desde os elementos básicos do som até a sonoridade de instrumentos de sopro, de cordas, de percussão e de teclados. Os ‘Encontros Musicais’ têm supervisão da professora Luciane Wilke Freitas Garbosa, do Departamento de Metodologia do Ensino, e tem apoio do FIEx e do Prolicen. A produção conta com a participação de Caroline Echer, Letícia Echer, Thaynara Lima, Beatriz Mengarda, da Escola Montessori, e Luciane Garbosa, vinculadas ao LEM, e Jade Schneider, professora de Música do Colégio Nossa Senhora de Fátima, também de Santa Maria.

O Rede Básica é um programa institucional da UFSM, coordenado pela professora Regina Bathelt, com o objetivo de levar, por meio do rádio, da televisão e da internet, conteúdos de apoio ao ensino. A proposta foi idealizada durante o primeiro ano da pandemia da covid-19, quando se constatou que parte dos estudantes das redes públicas tiveram dificuldade de acesso ao ensino remoto por questões técnicas ou econômicas.

A primeira temporada do ‘Espaço RedeBásica‘ trouxe dicas de professores da UFSM, do Colégio Politécnico e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

PROGRAMAÇÃO

Os estudantes, professores, pais e responsáveis podem acompanhar as produções do ‘Rede Básica: Hora do Encanto’ nos seguintes horários:

Rádio Universidade 800 AM – segunda a sexta-feira às 13h10

Rádio 107.9 FM – segunda a sexta-feira às 17h

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56096

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes