60 empreendimentos sociais participam do processo de credenciamento junto à Incubadora Social da UFSM

Após serem analisadas, as ações submetidas ao edital serão indicadas para um processo de formação e de pré-incubação

A Incubadora Social UFSM, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), encerrou, na última semana, o edital de credenciamento de iniciativas e ações empreendedoras desenvolvidas nos territórios abrangidos pela UFSM. Neste ano, 60 propostas de empreendimentos sociais e de economia solidária participam do processo, um marco histórico para a IS. Após serem analisadas por técnicos da Incubadora, as ações submetidas ao edital serão indicadas para um processo de formação e de pré-incubação, que será o momento de análise da aderência da proposta aos trabalhos desenvolvidos pela Universidade.

O coordenador da Incubadora Social e professor da UFSM Cachoeira do Sul Lucas Veiga Avila, destaca que o elevado número de inscrições recebidas por meio do edital demonstra o impacto e o comprometimento da UFSM em atuar no desenvolvimento local e regional, fortalecendo o vínculo entre Universidade e sociedade. “A IS-PRE fomenta e articula as propostas incubadas com foco na geração de trabalho e renda, visando a melhorias na qualidade de vida e melhores oportunidades em diversas áreas. Esses aspectos tornam-se cada vez mais relevantes, especialmente pelos problemas agravados e pelos impactos gerados durante a pandemia da covid-19”, comenta o professor.

Ao longo desta semana, as propostas foram apreciadas por uma comissão institucional a partir dos critérios definidos no edital de credenciamento. De acordo com Avila, grande parte dos interessados em participar do processo de incubação junto à UFSM submeteram propostas individuais. Nesta primeira fase, de formação e pré-incubação, serão observados os objetivos dos participantes, selecionando as propostas aptas a participar do processo de Incubação. “A Incubadora visa a dar suporte ao desenvolvimento de projetos estruturados, potencializar a conquista da autonomia e da autogestão, assim difundindo uma concepção de universidade comprometida com as demandas de grupos sociais”, ressalta Lucas.

De acordo com o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, a universidade vem trabalhando para, junto à comunidade regional, promover um desenvolvimento social inclusivo, promovendo ações que gerem trabalho e renda na região. O professor destaca que a Incubadora Social da UFSM desempenha um importante papel no acolhimento das demandas de setores mais vulneráveis e menos organizados, propiciando mais oportunidades aos empreendedores sociais. “O empreendedorismo social, apoiado na Universidade, visa a criação de oportunidade para os diversos setores da sociedade, especialmente os mais desassistidos, propiciando oportunidades para que esses empreendedores recuperem espaços de trabalho e tenham uma vida mais digna na sociedade ”, finaliza Burmann.

Para o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, o trabalho desenvolvido através da Incubadora Social ressalta o comprometimento da Instituição no direcionamento de esforços para potencializar o trabalho de pessoas, grupos, coletivos e associações. “Estimular o empreendedorismo social junto aos grupos que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou aos empreendimentos que busquem oferecer produtos e soluções que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade é a essência do trabalho desenvolvido pela IS”, destaca Flavi.

Além da Incubadora, a Extensão UFSM atua na redução de desigualdades através de outros projetos estratégicos e linhas de financiamento extensionista, como o Projeto Geoparques UFSM; o Observatório de Direitos Humanos (ODH); as ações desenvolvidas no COREDE Rio da Várzea, em parceria com a UFSM Palmeira das Missões; e com o fomento de ações de enfrentamento à Covid-19.

Jaciele Sell, coordenadora de Desenvolvimento Regional e Cidadania UFSM, enfatiza que o trabalho desenvolvido com grupos vulneráveis têm sido uma das estratégias da Universidade para a promoção da cidadania. “O desenvolvimento regional é pautado em várias perspectivas, dentre elas a ambiental, a social, a cultural e a econômica. Ao incubar grupos em vulnerabilidade ou iniciativas empreendedoras cujos impactos, produtos ou serviços sejam voltados a esses grupos, a IS contribui para diminuir as desigualdades sociais e, consequentemente, para o desenvolvimento local e regional”, finaliza.

Os próximos passos do processo de formação e pré-incubação das ações credenciadas poderão ser acompanhados pelo site da PRE.

Conheça mais sobre o trabalho da Incubadora Social no site do órgão.

Texto: Núcleo de Divulgação Institucional da PRE