Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Primeira empresa júnior do RS ligada à educação física é criada na UFSM



Recentemente o Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) anunciou a criação da Movimenta Júnior., a primeira empresa júnior do centro e pioneira no setor no Rio Grande do Sul. A assembleia de criação ocorreu no 7 de junho e definiu, oficialmente, a equipe diretiva de 2021.

A direção é composta pelos seguintes membros: Bruna Alves Teixeira (presidente executiva), João Victor Ehlers Machado (vice-presidente), Felipe Leal Cavalheiro (diretoria de gestão de pessoas). Guilherme Sperotto de Siqueira (diretoria de marketing), Lauren Benetti Porporatti (diretoria comercial) e Gabriel Montagner Thalheimer (diretoria de projetos). De todos eles, somente Bruna (do curso de Ciências Econômicas), João (da Administração) e Gabriel (da Fisioterapia) não são estudantes de Educação Física. O professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos será o coordenador.

Destes nomes, a presidente e o vice já têm experiência em atuação em empresas deste tipo. Ambos foram em 2019 da direção da Objetiva Júnior, empresa vinculada ao curso de Administração. Além disso, em 2020, João Victor foi o presidente da Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Sul.

Segundo Bruna, a ideia da criação da Movimenta Júnior surgiu quando da sua participação no Encontro Nacional de Empresas Juniores, que em 2019 ocorreu em Gramado, onde conheceu uma outra empresa júnior do setor de educação física. Além disso, o professor Luiz Fernando também reforçou que já tinha interesse “pela necessidade de atualização do curso ao mercado de trabalho e pela necessidade de empreender”. 

Serão, basicamente, três serviços-chave oferecidos: treinamentos funcionais, criação e gestão de eventos esportivos e gestão esportiva para clubes. No entanto, como se trata ainda de uma novidade, a comissão diretiva está estruturando as possibilidades de projetos. 

“Após este processo de indicação e definição da diretoria, iniciamos a escrita do estatuto. Depois, daremos início ao registro no cartório e, após, emissão, junto à prefeitura, de nota fiscal”, explica Bruna. 

Neste primeiro ano de atuação, o objetivo é realizar a primeira venda, como relata a presidente. “Após isso, teremos uma meta de faturamento neste ano para que a gente já cresça em volume de receita e também consiga trazer novas pessoas, fazendo um novo processo seletivo e, assim, aumentaremos o número de pessoas na equipe. Atualmente, temos cerca de 14 membros, sendo seis deles diretores da empresa e oito que irão trabalhar como consultores da Movimenta Júnior”, completa. 

A longo prazo, a empresa é bastante ambiciosa: “queremos ser uma das empresas juniores mais bem reconhecidas e que entrega trabalhos de excelência na área de educação física”, afirma. Além disso, cita a importância de criar uma mentalidade empreendedora no curso de Educação Física e formar profissionais mais capacitados para o mercado de trabalho. 

“A empresa júnior realiza essa interação da sociedade com o mundo acadêmico. (…) Vai facilitar a multidisciplinaridade, conhecimentos dentro do curso de Educação Física, além de aumentar as possibilidades e oportunidades para a área de educação física dentro da graduação”, conclui. 

O contato com a Movimenta Júnior pode ser feito pelo seu Instagram. Devido ao pouco tempo de existência da empresa, ela ainda não tem uma sede física.

Texto: Juan Grings, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56151

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes