Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em fase de finalização, jardim medicinal da UFSM-PM já conta com 70 espécies de plantas

Jardim medicinal está disponível para parcerias com escolas, profissionais da saúde e das ESF



Foto colorida horizontal mostra portão de entrada do jardim medicinal, com alguns canteiros ao fundo, e mais atrás um campo verde e, após, árvores
Jardim medicinal deve ser inaugurado após retomada das atividades presenciais

Um jardim medicinal está sendo construído no Campus da Universidade Federal de Santa Maria de Palmeira das Missões por integrantes do Projeto de Extensão Plantas Medicinais de Uso Popular no Rio Grande do Sul. De acordo com a docente Tanea Maria Bisognin Garlet, coordenadora do projeto, o objetivo da iniciativa é permitir a divulgação do conhecimento científico associado ao saber popular. “Dessa maneira, todas as plantas que estão sendo catalogadas nesse espaço vêm sendo adquiridas de forma voluntária por algumas pessoas que participam deste projeto”, diz.

Atualmente, o espaço conta com o cultivo de 70 espécies de plantas medicinais, todas identificadas através de placas. Segundo a professora, o projeto contou com recurso da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas do Campus de Palmeira das Missões e doação comunitária. “Com isso, agora temos esse espaço que pode proporcionar um apoio científico para várias ações envolvendo a Universidade e também a comunidade de maneira geral”, afirma a professora.

O jardim medicinal da UFSM-PM está disponível para parcerias de ações com escolas da região de Palmeira das Missões, profissionais da saúde e das Estratégias de Saúde da Família (ESF).

De acordo com Tanea, a identificação das plantas é muito importante para evitar a confusão acerca do uso das espécies. “Então, dessa maneira, quando nós conseguimos fazer a identificação correta, nós também estamos proporcionando uma utilização mais segura sobre cada uma das espécies medicinais que são utilizadas pela população local e do nosso estado do Rio Grande do Sul”, finaliza.

A expectativa é que o jardim medicinal seja inaugurado assim que as atividades presenciais na Universidade retornarem. Interessados em participar de ações promovidas pelo jardim medicinal da UFSM-PM, após a pandemia, podem entrar em contato através do e-mail assessoriapm@ufsm.br.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação da UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56156

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes