Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Editora UFSM lança segunda edição de livro com live nesta quarta (30)

Obra sobre o pensamento político de Roberto Campos estará em debate



Ocorre nesta quarta-feira (30), a partir das 18h, a live de lançamento do livro “O Pensamento Político de Roberto Campos: Da Razão do Estado à Razão do Mercado (1950-1995)” – 2ª edição, de autoria de Reginaldo Teixeira Perez, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSM.

Participarão do debate os professores Daniel Arruda Coronel (Economia/UFSM) e Luis Gustavo Mello Grohmann (Ciência Política/UFRGS). A mediação ficará a cargo do professor José Renato Ferraz da Silveira (Relações Internacionais/UFSM). A transmissão ocorre pela página da Editora UFSM no Facebook.

Na obra que está sendo lançada são tratados assuntos ligados à participação do diplomata e economista Roberto Campos no Brasil, a partir da segunda metade do século passado. Neste período, há dois momentos distintos. No primeiro, o Estado exerce papel central, através de um desenvolvimentismo com tonalidades keynesianas, na política de incremento econômico via industrialização. No segundo, a partir de meados dos anos 1970, a crise do Estado, somada à sua crítica, reintroduz o mercado como variável fundamental à estratégia de dinamização econômica. Com isso, reafirma-se o liberalismo econômico, cujas teses haviam sido derrotadas nas décadas anteriores. O livro analisa o pensamento de um ator privilegiado que, mais do que acompanhar, influenciou decisivamente esses dois momentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Editora UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56163

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes