Abertura do programa de extensão Temas Emergentes e Ensino Híbrido para a Educação Básica ocorre nesta quinta (1º)

Serão ofertados até dezembro 18 cursos de capacitação para mais de 9,5 mil inscritos

Acontece nesta quinta-feira (1º), às 19h, a abertura do programa Temas Emergentes e Ensino Híbrido para a Educação Básica, com a palestra inaugural “Estratégias e tecnologias digitais para aulas remotas na Educação Básica”, a ser proferida pelo professor João Bottentuit Junior, da Universidade Federal do Maranhão. Estarão presentes no cerimonial de abertura os representantes institucionais da UFSM e de todos os 65 municípios parceiros.

As inscrições podem ser feitas pelo público em geral pelo link. A transmissão será pelo canal do YouTube Capacitação Digital UFSM.

O programa obteve mais de 9,5 mil inscritos, e é coordenado pela professora Liziany Müller Medeiros, coordenadora do curso de licenciatura em Educação do Campo, e apoiado pelo edital do Fundo de Incentivo à Extensão pelo Centro de Ciências Rurais (CCR) e Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM.

O programa de extensão visa possibilitar o desenvolvimento de estratégias para a oferta de um ensino democrático na Educação Básica, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem de qualidade, permitindo a troca de saberes, enriquecendo a construção de conhecimento dos envolvidos e a articulação da interação da comunidade escolar com a Universidade, com uma visão multidisciplinar e crítico-reflexiva.

Serão ofertados até dezembro 18 cursos de capacitação, com carga horária de 40 horas cada, na modalidade a distância, para professores e demais profissionais que atuam nas escolas de educação básica pertencentes a 65 secretarias municipais de educação.

Cursos de capacitação que serão ofertados:

1. Ensino híbrido na educação básica: reflexões em tempos de pandemia;
2. Alimentação e promoção da saúde no ambiente escolar;
3. Comunicação não violenta e mediação de conflitos;
4. Uso de tecnologias digitais para gravar e editar áudios e videoaulas;
5. Desafios da gestão escolar no ensino híbrido durante a pandemia;
6. Relações humanas no contexto escolar: a importância da inteligência emocional no trabalho em equipe;
7. Boas práticas de fabricação na alimentação escolar;
8. Uso de tecnologias digitais para realizar lives para aulas, aulas abertas webinar e eventos;
9. Direitos autorais e licenças abertas: utilização de materiais didáticos no ensino híbrido;
10. Uso de tecnologias digitais para elaboração de materiais didáticos diferenciados;
11. Recursos educacionais para a Educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em época de pandemia: Algumas possibilidades de jogos online;
12. Aprendizagem baseada em problemas;
13. Aproveitamento integral dos alimentos;
14. Uso de tecnologias digitais para elaboração de avaliações;
15. Relações entre saúde mental, professores e comunidade escolar;
16. Uso de tecnologias digitais para elaboração de banners, folders e convites;
17. Sustentabilidade e agroecologia no ambiente educacional;
18. Desafios do lúdico no ensino remoto.