Projeto Flores para Todos apresenta resultados dos girassóis italianos em reunião na segunda (9)

Introdução dos girassóis italianos foi a novidade na sétima fase do projeto liderado pela Equipe PhenoGlad da UFSM

A sétima fase do projeto Flores para Todos aconteceu no primeiro semestre de 2021 em todo Brasil. Além do gladíolo (que abriu a primeira fase, em 2018) e da statice (introduzida na sexta fase, em 2020), a novidade nesta fase foi a introdução dos girassóis italianos, pela primeira vez cultivados no Brasil.

Os girassóis italianos são flores que se destacam pelo seu vigor, formato e energia, e no campo de produção reúnem as características desejadas para atender as demandas do produtor familiar brasileiro, como rusticidade, precocidade, fácil manejo e produção a céu aberto.

Na sétima fase, realizaram o cultivo de girassol dez produtores rurais familiares e uma escola em seis municípios no RS (Cachoeira do Sul, Dilermando de Aguiar, Júlio de Castilhos, Itaqui, Santa Maria e Venâncio Aires) e três municípios em Santa Catarina (Brunópolis, Herval d’Oeste e Rio do Sul). Cada produtor cultivou 200 plantas de dois híbridos italianos de girassol de alta qualidade genética e valor decorativo (Amalfi Golden e Stromboli Orange) e receberam todas as orientações de cultivo, da semeadura até a colheita, por integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM, da UFSC-Curitibanos, do IFC-Campus Rio do Sul e de extensionistas da Emater/RS-Ascar. A produção total foi de dois mil girassóis.

A reunião de apresentação dos resultados dos girassóis italianos acontece na próxima segunda-feira (9), às 9h, pelo link, e é aberta e gratuita. A abertura será feita pelo presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais e terá a participação de consultores internacionais em floricultura da Colômbia e da Itália.

Desde a primeira fase, o projeto Flores para Todos já contemplou 109 famílias de agricultores familiares e 16 escolas do campo em oito estados brasileiros.