Grupo da UFSM lança ciclo de oficinas sobre gramática sistêmico-funcional

O 1º Ciclo de Oficinas Temáticas em GSF terá quatro oficinas on-line. A primeira será na próxima quinta-feira (12)

O Grupo Sistêmica, Ambientes e Linguagem (SAL) – do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – inicia na próxima quinta-feira (12) o 1º Ciclo de Oficinas Temáticas em Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), que terá como tema “As dimensões acima e além da oração”. O objetivo do evento é promover a participação de alunos de graduação e pós-graduação em Letras, além de divulgar as pesquisas da área para a comunidade acadêmica. O simpósio é dividido em quatro oficinas, as quais serão realizadas on-line nas quintas-feiras, às 17h, com um intervalo de duas semanas entre cada uma.

A oficina “A dimensão acima da oração: a parataxe” será ministrada na próxima quinta (12) pelas professoras Vania Lúcia Rodrigues Dutra e Magda Bahia Schlee, ambas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). No dia 26 de agosto, acontece a segunda oficina, intitulada “A dimensão acima da oração: a hipotaxe”, a ser ministrada pelas professoras Edna Cristina Muniz da Silva, da Universidade de Brasília (UnB), e Sara Regina Scotta Cabral, da UFSM.

Nos dias 9 e 23 de setembro, ocorrem a terceira e a quarta oficinas, intituladas “A dimensão além da oração: a metáfora ideacional” e “A dimensão além da oração: a metáfora interpessoal”, respectivamente. A terceira oficina terá como ministrantes as professoras Maria Otilia Guimarães Ninin, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Lucia Rottava, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e Karen Andresa Teixeira Santorum, da UFSM. A última oficina será ministrada pelos professores Cristiane Fuzer, da UFSM, Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), e Erick Kader Callegaro Corrêa, da Universidade Franciscana (UFN).

Mediadas pelo professor Orlando Vian Jr., da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), todas as quatro oficinas vão ocorrer via plataforma Zoom, com transmissão pelo Youtube. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição. Os inscritos têm direito ao certificado, desde que participem de ao menos três das quatro oficinas.

Além do Grupo SAL e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, o evento é promovido pela Unifesp e UFN e respectivas pós-graduações em Letras, com o apoio do Laboratório de Língua Portuguesa (Labport) e projeto de extensão Ateliê de Textos da UFSM, do Grupo de Trabalho em Linguística Sistêmico-Funcional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll) e dos cursos de Letras (Português e Inglês) e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagem da UFN.