UFSM participa do evento de comemoração dos 30 anos da AUGM

A UFSM foi uma das Universidades fundadoras da Associação

Na tarde da última segunda-feira (09), o Reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, participou do evento de comemoração dos 30 anos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). Na ocasião, o Reitor representou a Instituição e as demais universidades brasileiras participantes da Associação.

A  UFSM foi uma das universidades fundadoras da AUGM, sendo a primeira brasileira a ingressar no grupo, em agosto de 1991. Burmann contextualiza que: “A AUGM nasceu a partir de uma visão abrangente e estratégica para a América do Sul, de alguns professores visionários. Entre os quais, estavam o nosso Reitor Tabajara Gaúcho da Costa, juntamente com o professor Jorge Brovetto, à época reitor da Universidade da República do Uruguai. É uma honra para a UFSM ter colaborado em todas as ações desta Associação que hoje conta com 40 universidades, sendo 15 delas brasileiras”, completa o Reitor.

Sobre a internacionalização das Universidades, Burmann destacou a atuação e o comprometimento das instituições brasileiras. “As universidades brasileiras que fazem parte da AUGM têm trabalhado de modo a agregar pesquisadores de diversos países, especialmente de instituições parceiras da América do Sul. Assim, os vínculos da AUGM enquanto uma rede regional transnacional foram muito importantes para esta integração mais efetiva no cenário internacional”, avaliou.

Durante seu discurso, o Reitor também enfatizou os esforços realizados pelas Instituições em meio ao período de pandemia, que mantiveram seus projetos e  pesquisas e garantiram o ensino remoto para a quase totalidade de seus estudantes, desde março de 2020. “Mesmo em meio a uma crise orçamentária que se agrava a cada ano, as Universidades têm conseguido heroicamente manter o padrão de qualidade e de comprometimento com o ensino superior.” completou, destacando que em relação ao orçamento de 2020, as universidades brasileiras deixaram de receber mais de R$1 bilhão.

Ainda, levando em consideração o cenário atual, Burmann comentou sobre a importância das políticas públicas para a educação, ciência e tecnologia, além de defender uma “multiversidade”, uma universidade para todas as ideologias, crenças, cores, gêneros, raças, etnias e sotaques. “Vivemos uma democracia e precisamos persistir no seu fortalecimento. Precisamos fortalecer e acreditar nas instituições e não podemos aceitar a hipótese e a apologia a quaisquer regimes autoritários, que ao longo da história da humanidade só trouxeram dor, segregação e sofrimento.” Em complemento, nesse sentido, a UFSM bem como as demais Instituições brasileiras, “por meio de uma política integrada de internacionalização do Ensino Superior reafirmam o comprometimento com ações que visem ao desenvolvimento da educação superior como um bem público e universal.”

Dessa forma, “pode-se dizer que a AUGM tem tido uma importância notável para as ações de desenvolvimento internacional da UFSM e das demais universidades do Brasil e na América do Sul nas últimas três décadas.” finaliza o Reitor.

A abertura do evento foi realizada pela Reitora Sandra Goulart Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atual Presidente da AUGM. Também participaram do encontro representantes de outras universidades públicas da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

A II Reunião Plenária de Reitoras e Reitores da AUGM 2021 aconteceu de forma totalmente virtual, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube, podendo ser acessado na íntegra através deste link

Texto: Paola Jung e Mariana Henriques, Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor