Profissionais de dança do RS podem preencher até 22 de agosto o formulário de mapeamento do setor

UFSM é uma das instituições participantes da pesquisa que está elaborando o perfil dos profissionais da dança

Profissionais de dança do Rio Grande do Sul têm até o dia 22 de agosto para preencher o formulário  do Mapeamento da Dança do RS. Trata-se de um levantamento que está reunindo dados para análise da cadeia produtiva da dança no estado e construindo um perfil do setor. O curso de Licenciatura em Dança da UFSM faz parte do grupo de trabalho que elaborou a pesquisa.

Criado no Dia Internacional da Dança (29 de abril) do ano passado, o mapeamento é fruto do trabalho de 19 instituições representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul, das quais cinco são universidades com cursos de graduação na área, além de sindicatos, associações e outras representações. Os dados preliminares da pesquisa serão divulgados no dia 11 de setembro, às 17h, em live no Facebook do Mapeamento da Dança do RS.

Com o mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no estado, como também onde estão localizadas, como são as relações de trabalho e sua situação de renda, entre outras informações. Com esses dados, será possível reivindicar aumento de investimentos e a implementação de mais políticas públicas para benefício do setor da dança. Além de elaborar um perfil socioeconômico e artístico, o mapeamento permitirá fazer uma radiografia dos impactos da pandemia de Covid-19 para o setor.

“No caso de Santa Maria, que tem dois cursos de graduação na área, os resultados vão permitir que a gente conheça quem são os profissionais da dança na cidade, onde nossos egressos e egressas estão atuando, assim como descobrir quem são os trabalhadores e trabalhadoras da dança que não têm graduação e podem ser potenciais estudantes dos nossos cursos”, diz a professora Neila Baldi, docente da Licenciatura em Dança e integrante do grupo de trabalho responsável pela pesquisa. A UFSM é a única instituição do Rio Grande do Sul que tem tanto o curso de Licenciatura como o de Bacharelado em Dança.

Além da UFSM, o grupo de trabalho que formulou a pesquisa é composto pelas seguintes instituições: Articula Dança RS, Associação Gaúcha de Dança (Asgadan), Associação de Circo RS, Articulação de Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade (Atac), Centro Municipal de Dança (da Secretaria de Cultura de Porto Alegre), colegiados setoriais de Dança e de Circo (órgãos da Secretaria Estadual de Cultura – Sedac), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Fórum de Ação Permanente pela Cultura, Fórum Permanente de Cultura de Pelotas, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RS (Sated), Sedac, Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (Seplag), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e universidade federais de Pelotas (UFPel) e do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O mapeamento é uma demanda da comunidade da dança do estado e foi indicado como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014, e no Plano Estadual de Cultura, de 2015. Outras informações sobre o mapeamento pode ser obtidas pelo e-mail mapeamentodanca@gmail.com e na página https://bit.ly/mapeamentodancars.