UFSM apoia Dia do Lixo Zero em Santa Maria neste sábado (14)

Será possível descartar materiais recicláveis em diferentes pontos de coleta

Neste sábado (14), a cidade de Santa Maria poderá colaborar com o meio ambiente no evento promovido pelo Lixo Zero Santa Maria. Entre as 8h e as 20h, será possível descartar materiais recicláveis, como papelão, papel, plástico, metal e vidro, eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado nos seguintes pontos de coleta: Feira da Avenida Roraima (8h-13h), Supermercado Royal (8h-20h), Shopping Praça Nova (10h-20h) e Royal Plaza Shopping (10h-20h).

No mesmo dia, acontecerá a apresentação do projeto socioambiental destinado à reutilização, reciclagem e valorização de resíduos têxteis pós-consumo, Caixa Solidária, e ainda o Gran Bazar da Tay, uma feira com brechós e diversos produtos produzidos localmente, sem o uso de sacolas plásticas e com o mínimo possível de descarte. O evento conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria, Prefeitura de Santa Maria, Secretaria de Município do Meio Ambiente, Royal Plaza Shopping, Shopping Praça Nova, Químea Soluções Ambientais, Maringá Metais, Faros, Lions Clube Santa Maria Camobi, Caixa Solidária, e patrocínio da Fundação Casas Eny, Dezorzi Imóveis, IriArt Uniformes, Supermercado Royal e Connect Sust.

É possível saber mais sobre esse evento no perfil do Instagram @lixozerosantamaria e no perfil do projeto UMA UFSM Sustentável @umaufsm.

Coleta Seletiva Solidária da UFSM

A Coleta Seletiva Solidária consiste no recolhimento dos resíduos recicláveis gerados na UFSM, por meio de associações de selecionadores de resíduos, habilitadas conforme o Decreto 5940/2006 e escolhidas pela Instituição através da publicação de edital. Esse sistema foi implementado na UFSM em junho de 2016, através de um acordo firmado entre a Universidade e três associações: Asmar, Noêmia Lazzarini e Arsele.

A UFSM, além de disponibilizar veículos às associações que não possuem caminhão para realizarem a coleta, também concede, no Restaurante Universitário ao valor de visitante, o almoço aos selecionadores. Ao término da coleta, os resíduos são entregues na Associação que faz a triagem para a comercialização.

Atualmente, cerca de 40 famílias se beneficiam dos resíduos da UFSM. Os ganhos financeiros são divididos entre os associados. A UFSM não fatura dinheiro com a coleta.

O objetivo é realizar mais do que uma ação ambiental, mas também demonstrar a responsabilidade socioambiental da UFSM com sua comunidade.

Texto: Assessoria de Comunicação UMA – UFSM Sustentável