UFSM participará de seminário internacional para o conhecimento e fortalecimento da língua guarani

O professor Vitor Schneider, dos cursos de Letras da UFSM, será um dos panelistas do seminário, que a AUGM em 26 de agosto

A UFSM será uma das instituições participantes, no dia 26 de agosto, do 1º Seminário Internacional da Cátedra Guarani da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), entidade que reúne instituições de ensino superior do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Com o objetivo de conhecer e fortalecer a língua guarani, o evento será realizado on-line, com início às 9h30min (horário de Brasília). A transmissão pode ser acompanhada pela plataforma Zoom.

A primeira conferência, às 9h45min, a cargo de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), terá como tema a internacionalização da língua guarani. A seguir, às 10h15min, a coordenadora da cátedra, Gloria Mariza Arias Alonso, falará sobre “Avanços e projeção da internacionalização da língua guarani até a Cátedra Guarani da AUGM”. Meia hora depois, ela será a mediadora de um painel que vai abordar “A língua guarani na educação superior: resultados de um diagnóstico, Cátedra Guarani da AUGM”. O representante brasileiro no painel será o professor Vitor Jochims Schneider, do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM.

Schneider é coordenador na UFSM de projetos de ensino, pesquisa e extensão com a temática indígena:

Projetos de pesquisa:

Projetos de extensão:

Projeto de ensino:

Após o painel, haverá no evento uma apresentação sobre um curso básico de guarani para estudantes estrangeiros, ofertada pela Universidad Nacional de Itapúa, do Paraguai. O encerramento do seminário será com duas apresentações culturais, com declamação de poesia em guarani e exibição de um vídeo de dança paraguaia. A programação completa está disponível aqui.