Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de Extensão da UFSM-PM aborda a importância da promoção e proteção do aleitamento materno

Ações em alusão à campanha Agosto Dourado estão sendo realizadas neste mês



O Grupo de Ensino Pesquisa e Extensão em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidado em Saúde da UFSM Campus Palmeira das Missões, por meio do Programa de Extensão Universitária “Promoção e Proteção da Saúde Materno Infantil com Ênfase no Aleitamento Materno e no Nascimento Seguro”, com apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem, promoveu na semana passada o webinar Promoção e Proteção do Aleitamento Materno: Agosto Dourado.

A primeira palestra foi proferida pela nutricionista Tatiane de Jesus Huller, pós-graduada em Nutrição Clínica e responsável pelo Banco de Leite Humano do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Tatiane falou sobre a história do Banco de Leite Humano do HCI e suas atividades no incentivo à promoção ao aleitamento materno, coleta e processo de controle da qualidade do leite humano ordenhado.

Na sequência, a professora Silvania Bottaro, docente do Departamento de Alimentos e Nutrição da UFSM-PM, destacou a importância da amamentação, do apoio familiar e da sociedade para o sucesso nesse processo e a manutenção do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida do bebê, quando, então, passa a ser complementado com a introdução alimentar e pode ser estendido até o segundo ano de vida da criança.

A coordenadora do Programa de Extensão, professora Fernanda Beheregaray Cabral, destaca que o webinar foi uma das atividades alusiva à campanha Agosto Dourado, cujo tema deste ano é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. Durante todo o mês de agosto serão realizadas outras ações em alusão ao Agosto Dourado, uma delas será uma live no dia 31, às 20h, no Instagram @genvulcufsmpm, com as egressas do curso de Enfermagem da UFSM-PM, enfermeira Bruna Paola de Lima Bridi, residente em Saúde Materno-Infantil na Maternidade Darcy Vargas (Joinvile, SC), e a enfermeira Gabriela de Souza do Amaral, residente em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (Florianópolis, SC), que abordarão o papel da enfermagem na promoção do aleitamento materno.

Ainda, ao longo desse mês, no Instagram @genvulcufsmpm e Facebook, serão publicados vídeos de profissionais de saúde de Palmeira das Missões e docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM-PM com depoimentos sobre vivências na amamentação e, também, dificuldades neste processo, que requer novos arranjos familiares, participação efetiva do pai ou companheiro(a) afetivo, forte rede de apoio e proteção social.

Fernanda destaca ainda a necessidade de posturas sociais mais acolhedoras, empáticas e a escuta sensível das mulheres-mães e outras feminilidades que não conseguem amamentar, ou enfrentam muitas dificuldades e precisam interromper a amamentação precocemente.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56577

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes