Projeto Encruzilhada de Saberes e Fazeres terá encontros mensais a partir desta semana

Iniciativa do curso de Dança Bacharelado visa reunir artistas, pesquisadores e lideranças de grupos, etnias, comunidades e segmentos socioculturais para compartilhar experiências

O projeto Encruzilhada de Saberes e Fazeres: Corpo, Resistência, Ancestralidade e Regeneração terá sua edição deste ano realizada de modo virtual. Serão realizados encontros mensais de agosto até janeiro de 2022, com participantes de várias regiões do Brasil. A edição conta com financiamento do Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex) 2021.

A Encruzilhada de Saberes e Fazeres é fruto de um projeto de extensão do Laboratório BPI e do Grupo de Pesquisa Processo BPI: Formação e Criação em Dança do Brasil, sob a coordenação do professor Flávio Campos. É um dos projetos abraçados pelo curso de Dança Bacharelado, do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM. Jéssica da Silva, Jean Lopes e Marina Ortiz fazem parte da equipe de elaboração, organização e execução de todas as suas ações para a edição de 2021.

Em sua terceira edição, o projeto tem como objetivo convidar artistas, pesquisadores e lideranças de grupos, etnias, comunidades e segmentos socioculturais para compartilhar e contar sobre suas perspectivas, saberes e fazeres. A ideia é juntar pessoas que queiram fazer trocas e tecer relações, rompendo com a noção de universidade longe do povo. A intenção é, cada vez mais, fazer com que a universidade reconheça os mais diversos saberes orgânicos e ancestrais que constituem e embasam as culturas e os povos brasileiros.

A atividade deste mês será na sexta-feira (27), às 19h, sobre intolerância e racismo contra os cultos de matriz africana. Duas convidadas farão relatos de vivências, memórias e trajetórias (ver imagem acima). Mais informações na página do evento no Facebook.