UFSM terá competidores no atletismo, judô e tênis de mesa nos JUBs

Ao todo, 47 integrantes compõem a delegação da UFSM nos Jogos Universitários Brasileiros

De 10 a 18 de outubro, acontecem em Brasília os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Nesta semana, a Federação Universitária Gaúcha de Esportes divulgou os atletas que vão compor a delegação do Rio Grande do Sul para os esportes individuais e, em três deles, a UFSM estará muito bem representada.

No atletismo, uma das modalidades em que a UFSM vem sendo protagonista já há alguns anos, foram convocados nove atletas e o treinador Nestor Rossi Júnior. No naipe masculino, compõem a equipe gaúcha os seguintes acadêmicos: Maurício da Silva Moreira, Heitor Soares Maia, Gustavo Dallafavera, Adriano Alexandre Velozo e Emanuel Soares da Silva. Já no naipe feminino, a delegação do Atletismo da UFSM será formada por Bruna Alves Teixeira, Daniela Pegoraro, Adriele Elenice Menezes Petini e Silvana Alves de Cristo.

O judô da UFSM também tem tradição e será representado por cinco atletas e o treinador André Moreira de Oliveira. Os acadêmicos judocas da delegação serão Thales Nicolai Tavares, Igor Acosta Martins, Luiza Freitas Annes, Thalía Petry e Nicole Cruz da Rosa.

A grande novidade é a participação no tênis de mesa, nas modalidades individual e dupla mista, dos acadêmicos Carlos Alberto Zaro e Thaís Dalla Rosa. Ao todo, a UFSM vai disputar o evento em seis modalidades, somando as três individuais mencionadas acima com o voleibol feminino, handebol feminino e a prova acadêmica, totalizando 47 integrantes na delegação.

Professor do Centro de Educação Física e Desportos e coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), Luiz Fernando Cuozzo Lemos foi convocado para atuar como oficial da delegação do Rio Grande do Sul.

Segundo Lemos, essa é a maior delegação que a UFSM consegue classificar para uma edição dos JUBs desde a criação do Nieems e isso demonstra o resultado do trabalho. Além disso, o professor destaca que o evento também é uma ótima oportunidade de troca de conhecimento, para realizar conexões entre universidades de todo o Brasil e seus alunos, sendo também – especialmente para as ciências relacionadas com o movimento humano – uma oportunidade ímpar para desenvolver conhecimentos teóricos e práticos e, portanto, para formar profissionais ainda mais qualificados para atuar na sociedade.

Organizados pela Confederação Brasileira do Deporto Universitário, os JUBs caracterizam-se como a maior competição universitária da América Latina. Estima-se para este ano a utilização de 25 praças esportivas e a entrega de 2.107 medalhas e 189 troféus. Outras informações estão disponíveis na página www.cbdu.org.br/category/centraleventos/jubs-2021.