Equipe Saúde da CEU atuará como serviço de atenção primária integrado ao SUS

Inserção no CNES permitirá que os moradores da Casa do Estudante sejam atendidos por uma equipe integrada à rede de atenção básica de Santa Maria.

Nesta terça-feira (31) a Equipe Saúde da Casa do Estudante Universitário foi inserida no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e caracterizada como uma equipe de atenção básica dentro de parâmetros estabelecidos pela última portaria nacional para a Atenção Primária. Com o cadastramento, agora os cerca de 2.400 moradores da CEU serão incluídos pelo município de Santa Maria como população coberta por equipe de atenção básica. Isto significa que o atendimento em Atenção Primária em Saúde para a população residente da CEU passa a ser realizado dentro do campus, com uma equipe articulada com o Sistema Único de Saúde na cidade.

O CNES é um documento público e sistema de informação oficial onde são cadastradas as informações de todos os estabelecimentos de saúde do país, independentemente da natureza jurídica ou integração ao SUS. É necessário que os estabelecimentos informem todos os dados acerca da equipe de profissionais, serviços oferecidos, capacidade instalada (estrutura física) e dados específicos sobre os profissionais que atuam no local. Com o cadastramento, a equipe estará integrada à rede de atenção básica do município, trabalhará com os protocolos e procedimentos do SUS, com encaminhamento e registro de atendimentos através do sistema de informação da Secretaria Municipal de Santa Maria.

Mantida pela UFSM desde 2018, a Equipe Saúde da CEU é resultado da reestruturação do Serviço de Emergência Universitário (SEU), com a transferência da ambulância e parte da equipe para reforçar a emergência do HUSM e parte para o Departamento de Saúde Coletiva (CCS). A equipe de saúde da CEU atua em espaço do prédio da PRAE, próximo as equipes de saúde vinculadas a essa pró-reitoria, e é formada por dois enfermeiros, uma técnica em enfermagem, médico e médica-psiquiatra.

De acordo com a professora Liane Righi, chefe do Departamento de Saúde Coletiva do CCS, o projeto tem o objetivo de fortalecer a rede de atenção básica, em especial nas regiões centro-leste e leste de Santa Maria. Por este motivo, parte da equipe atua também na Unidade Wilson Paulo Noal. Já no campus, trata-se de uma equipe de Atenção Primária, que é referência para a população residente no território Campus UFSM.

Segundo a professora, a Atenção Primária é fundamental, pois orienta a organização da atenção à saúde em todos os países com sistema de saúde de acesso universal. Trata-se da principal porta de entrada e o ponto de acompanhamento. “Lutamos muito para defender e garantir um serviço com estas características. Para nós, do Departamento de Saúde Coletiva, é a possibilidade de demonstrar a qualidade e importância da Atenção Primária em Saúde”, afirma Liane, que também lembra da participação da formação em diversos cursos de graduação, residência multiprofissional, além da coordenação da residência médica em Medicina de Família e Comunidade.

Para a professora, “ter um serviço que se conecta com outros serviços da UFSM e, ao mesmo tempo, se conecta com os serviços da rede do SUS é uma conquista. É hora de registrar agradecimentos: à Reitoria, especialmente ao professor Burmann que acolheu a proposta e apostou na sua viabilidade, à pró-reitoria de Assuntos Estudantis, pelo trabalho conjunto e à direção do CCS, pelo espaço para discussão”.

O trabalho agora será o cadastro dos residentes da CEU, a identificação de situações para acompanhamento e a formação de um conselho de saúde para garantir a participação da população da CEU na organização das ações.