Seminário interinstitucional Primavera de Pesquisas no Sul acontece na próxima semana

"Epistemologia e Produção do Conhecimento em Ciências da Linguagem" é o tema geral do evento

Primavera de Pesquisas no Sul, seminário interinstitucional promovido pela UFSM, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), acontecerá de quarta (22) a sexta-feira (24) da próxima semana. Em sua segunda edição, o seminário tem como tema geral “Epistemologia e Produção do Conhecimento em Ciências da Linguagem”. Trata-se de um evento acadêmico que reúne pesquisadores/convidados brasileiros e estrangeiros, que apresentam reflexões relacionadas à produção e à circulação do conhecimento em Ciências da Linguagem.

Devido ao seu âmbito interno, o seminário é direcionado para os grupos de estudos e de pesquisas em Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas das respectivas instituições. Contudo, os demais interessados também podem participar como ouvintes, solicitando sua inscrição pelo e-mail pallind2018@gmail.com, informando nome completo, IES e orientador (caso não possua vínculo com nenhuma instituição, o participante pode informar o seu último vínculo institucional). Haverá certificação de 20h/a.

O evento será virtual, pela plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube (os endereços serão divulgados oportunamente).

A realização é do Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso (Pallind) – Laboratório Corpus/PPGL/UFSM, sob a coordenação de Verli Petri; Grupo de Pesquisa Estudos do Texto e do Discurso: Entrelaçamentos Teóricos e Analíticos (GPTD), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (Unicentro/UFPR) e Gesualda dos Santos Rasia (UFPR); Laboratório de Estudos Linguísticos e Literários (Labell), sob a coordenação de Maria Cleci Venturini (Unicentro/UFPR). Apoio: UFSM, Unicentro, UFPR, Capes, CNPq, Fundação Araucária e Fapergs.

Programação:

Dia 22 de setembro, às 9h: Mesa de abertura – “Saussure: Recepção, Circulação e Disciplinarização”, com professora Amanda Eloina Scherer (PPGL/UFSM) e o professor Estanislao Sofia (PPGL/UFSM).

Dia 23 de setembro, às 9h: Mesa 2 – “Produção do Conhecimento, Materialismo: Efeitos de Sentido em Diferentes Materialidades Discursivas”, com a professora Evandra Grigoletto (UFPE) e o professor Maurício Beck (Uesc).

Dia 24 de setembro, às 9h: Mesa de encerramento – “Produção e Circulação do Conhecimento em Ciências da Linguagem”, com o professor Eduardo Guimarães (Unicamp) e a professora Maria Cleci Venturini (Unicentro/UFPR).