Informe da PRAE-UFSM

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Maria (PRAE-UFSM) informa que, às 23h43min da terça-feira, dia 21/09/2021, um servidor da PRAE recebeu um telefonema da portaria dos blocos 30 da CEU II, relatando que uma estudante havia chamado o SAMU, pois tomara remédios a mais, e não estava se sentindo bem. A referida aluna, cuja família reside em Santa Maria, não é moradora da casa de estudante e estava alojada em um apartamento que havia sido arrombado, o que desconsidera todo o regramento da moradia estudantil da UFSM.

Desse modo, no cumprimento da sua responsabilidade, a PRAE fará registro de ocorrência policial voltado a apurar os fatos narrados na denúncia, incluindo as denúncias de irregularidades contidas no manifesto assinado pela representação dos moradores da CEU II.

Além disso, medidas administrativas estão sendo adotadas com o propósito de salvaguardar o direito da grande maioria, que são moradores regulares. Entre as ações que a UFSM desenvolve estão o “Saúde da Casa”, o “Serviço de Emergência Universitária (SEU)” e a CAED (Coordenadoria de Assuntos Educacionais), que vêm garantindo atendimento a todos os 2.300 moradores da CEU II e comunidade acadêmica.

É importante registrar que a PRAE apresentou um projeto de controle de acesso para garantir mais segurança aos moradores, nos moldes de um condomínio habitacional, como de fato se caracteriza a CEU II, no Campus Sede da UFSM. Tal projeto ainda está em estudo e tramitando pelas diferentes instâncias.

O diálogo voltado à busca de soluções e melhorias na moradia estudantil tem sido a tônica da estratégia da PRAE. No entanto, é preciso salientar que a disseminação de informações falsas, seguindo a estratégia diversionista tão debatida e condenada, não pode caracterizar o ambiente estudantil, especialmente no âmbito de um dos programas de assistência estudantil mais sólidos e inclusivos dentre as universidades brasileiras. A desinformação e manipulação dos fatos constitui um desserviço ao programa. Em vez de promover avanços na direção de uma gestão compartilhada e democrática de nossa assistência estudantil, essa estratégia é o caminho mais curto para a desestruturação da política de assistência estudantil da UFSM, duramente conquistada ao longo de anos.

Ainda, com relação ao fato narrado nesta nota, manifestamos nossa solidariedade com a estudante e sua família, na expectativa da sua pronta recuperação, e informamos que a estrutura de acolhimento e atenção da PRAE, do SEU e da CAED/PROGRAD seguem disponíveis para prestar o suporte necessário.