Projeto de extensão promove minicurso de treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades

Objetivo é promover conhecimento ao público em geral sobre a observação e a identificação dos fenômenos meteorológicos.

Estão abertas as inscrições gratuitas para o minicurso de treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades (REVOT). Trata-se de um projeto de extensão universitária do Curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria com parceria da Cruz Vermelha Brasileira de Santa Maria, Defesa Civil de Santa Catarina, e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas. O minicurso tem caráter intensivo, com duração de 4 horas, e será ministrado de maneira remota, no dia 2 de outubro (sábado) das 13h30min às 17h30. Para esta data o número de participantes é limitado a oitenta vagas, mas novas datas de instrução do minicurso serão agendadas futuramente.

O objetivo do curso é transmitir conhecimento para o público leigo em meteorologia acerca da identificação visual de nuvens de tempestades para que, com isso, as pessoas antecipem-se à possível ocorrência de fenômenos meteorológicos extremos gerados por estes sistemas atmosféricos, como chuvas intensas, granizos e vendavais. O curso também aborda maneiras de se registrar estes fenômenos de forma responsável e segura quando de sua ocorrência fortuita sobre a residência e/ou local de trabalho do(a) observador(a) voluntário(a). O minicurso também instrui sobre como e a quem reportar esta informação com maior precisão e aonde obter informações confiáveis de avisos e alertas meteorológicos.

O minicurso destina-se a qualquer pessoa curiosa acerca dos fenômenos atmosféricos e que: (a) deseja aprender a identificar visualmente certas características das tempestades que ajudam a revelar suas intensidades e os fenômenos que as acompanham; (b) esteja disposta a relatar as ocorrências de tempestades de maneira voluntária, com responsabilidade e segurança. Nenhum pré-requisito de conhecimento meteorológico é necessário para participar do curso.

A inscrição online no minicurso deverá ser encaminhada através do preenchimento do formulário . Perguntas sobre o minicurso podem ser encaminhadas para o e-mail prevots.svr@gmail.com .