UFSM inaugurou o Largo Eng. José Basílio da Rocha Netto no último domingo (26)

O espaço está localizado em frente ao Centro de Tecnologia

Na manhã deste último domingo (26), aos 86 anos do nascimento do homenageado, ocorreu a inauguração do Largo Engenheiro José Basílio da Rocha Netto, localizado no amplo logradouro em frente ao Centro de Tecnologia.

O ato foi uma homenagem promovida por um grupo de amigos e colegas do engenheiro e professor que, durante três décadas, dirigiu a construção do Campus Sede da UFSM. O Professor Basílio enfrentou o desafio profissional de conduzir uma obra grandiosa, e em reconhecimento à sua colaboração para a Universidade, o Reitor, o  Conselho do Centro de Tecnologia e o Conselho Universitário aprovaram por unanimidade esta realização.

Quem representou o grupo de organizadores da homenagem foi o Professor José Antônio Brenner, amigo do Professor Engenheiro Basílio. Durante sua fala no evento relembrou a trajetória de vida do homenageado, sua relação com a UFSM, suas virtudes e conquistas em vida.

O Diretor do Centro de Tecnologia, Tiago Marchesan, também fez o uso da palavra e destacou o agradecimento ao Professor Basílio pelo seu papel que ajudou a construir o Campus e o Centro de Tecnologia, que hoje é a segunda maior unidade de ensino da Universidade.

Por fim, o Reitor da Universidade, Prof. Paulo Burmann, durante o evento, ressaltou a importância da construção de espaços de ciência, de educação de tecnologia, visto o seu posicionamento estratégico na construção do país: “Quando se fala em soberania nacional, a primeira coisa que nos deve vir à mente é a nossa autonomia na produção do conhecimento e da tecnologia. O que estes representam em termos de PIB e de Balança Comercial, considerando que o grande peso da balança comercial no país hoje, está exatamente na importação de conhecimento e de tecnologia”, evidencia Burmann.

Sobre a homenagem, o Reitor ressaltou a sua importância na história da Instituição: “Somos muito gratos por estar participando e presenciando este momento, que se registra na história da UFSM. Se regista na história dos seus 60 anos e vai continuar sendo marco e referência na Universidade”, finalizou.

Estavam presentes na ocasião os amigos e familiares do Professor homenageado, incluindo seus filhos e netos. Também se fizeram presentes o atual Reitor da UFSM, dois ex-reitores, Paulo Jorge Sarkis e Odilon Marcuzzo do Canto, Pró-Reitores e o Diretor do Centro de Tecnologia.

Conheça mais sobre o Professor José Basílio da Rocha Netto:

Nasceu em Santa Maria, em 26 de setembro de 1935, filho de Guilherme Rocha e Maria Osvaldina Dellaméa Rocha. Suas origens, na linha paterna, estão na Bahia, onde seu avô, o médico José Basílio Justiniano da Rocha foi cidadão ilustre. Na linha materna, elas estão em São Pedro do Sul, terra natal de sua mãe.

Formou-se em Engenharia Civil na UFRGS, em 17 de dezembro de 1959, e iniciou a vida profissional como Engenheiro Tecnologista do Instituto Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 1962, o reitor fundador da UFSM, Dr. José Mariano da Rocha Filho, convidou o Eng. José Basilio da Rocha Netto para dirigir as obras da Universidade de Santa Maria e para lecionar na Faculdade Politécnica, primeira denominação do Centro de Tecnologia.

Aos 26 anos, o Eng. José Basílio assumiu a direção e a responsabilidade técnica da construção dos primeiros prédios da Universidade de Santa Maria (USM), cujas obras estavam em andamento na cidade. No Campus, em Camobi, o bloco estrutural central do atual Centro de Tecnologia estava em acabamentos, e foi iniciada a estrutura do bloco norte. Seguiu dirigindo as construções de demais prédios do Campus, por 28 anos.

À noite, o Prof. José Basílio lecionava Física, disciplina do ciclo básico dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Elétrica. Em 1966, passou a lecionar a disciplina de Materiais de Construção.

José Basilio da Rocha Netto aposentou-se como engenheiro da UFSM, em 19 de setembro de 1990, e como professor em 29 de maio de 1991.

Faleceu em 3 de julho de 2015 e foi homenageado, em agradecimento por tudo que fez em vida pela Universidade Federal de Santa Maria.

Texto e Fotografia: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor