Professores e estudantes avaliam ensino e aprendizagem no 1º semestre de 2021

Card branco com ondas azuis e roxas e texto: A construção do processo de ensino-aprendizagem que você deseja começa com você!Para compreender a percepção dos docentes e discentes sobre o processo de ensino e aprendizagem no 1º semestre de 2021, de 15 a 31 de outubro, estará aberto o período de avaliação, via Portal de Questionários.

Na Avaliação do Processo e Ensino-Aprendizagem, o estudante avalia três aspectos das disciplinas que cursou no 1º semestre de 2021: a atuação dos professores; as metodologias de ensino utilizadas; a sua percepção sobre a contribuição do conteúdo da disciplina para a formação no seu curso. Outra mudança importante é que ao, acessar o Portal de Questionários, o estudante deverá responder um questionário por disciplina, e não mais por professor, como era antigamente. O instrumento foi completamente reformulado, com o intuito de facilitar e estimular a participação dos estudantes. A avaliação é sigilosa e imprescindível para melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos próximos semestres. Além das questões objetivas, há questões abertas para sugestões e críticas construtivas referentes às disciplinas e ao instrumento de avaliação. Ao dissertar sobre suas percepções, deve-se evitar linguagem violenta, conforme as diretrizes do Código de Ética e Convivência Discente. Para denúncias, o estudante pode contatar a Ouvidoria da UFSM.

O Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede) também será avaliado em um questionário próprio, considerando a infraestrutura disponível para que o estudante pudesse participar das atividades no 1º semestre de 2021, as oportunidades de ampliação da formação, e as situações relacionadas à participação dos estudantes e o seu envolvimento no Rede.

Os professores, por sua vez, avaliam sua atuação no 1º semestre, considerando a infraestrutura para ministrar as aulas, o apoio institucional, o serviço e atendimento em setores da universidade, as plataformas digitais e o sistema de ensino-aprendizagem.

As avaliações são desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) de cada unidade e operacionalizadas pela Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai) e pela Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin), vinculadas à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coplai@ufsm.br ou acessando a página da Avaliação Institucional.