Professoras da UFSM lançam a obra infantil “Maratona da Bicharada”

O lançamento ocorreu em uma live do Estande Virtual da UFSM na 48ª Feira do Livro de Santa Maria

As professoras Andrea Inês Goldschmidt e Vanessa Fortes (ambas do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas do Campus da UFSM em Palmeira das Missões), juntamente com os autores Helena Goldschmidt e José Luiz Goldschmidt Junior, lançaram o livro infantil Maratona da Bicharada, uma obra de divulgação científica sobre a fauna nativa. A iniciativa faz parte do programa de extensão Ensino em Ciências: Sinalizando Possibilidades de Parcerias, apoiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão (Fiex). O lançamento ocorreu na quarta-feira (13) em uma live do Estande Virtual da UFSM na 48ª Feira do Livro de Santa Maria.

De acordo com os autores, trata-se de um livro de divulgação científica, destinado tanto para alunos como para professores – principalmente os que atuam com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. “Começou a ser produzido há mais tempo, ainda como um embrião em família, em uma brincadeira, tal como é proposta do livro. Daí a relação familiar nesta autoria do livro e tendo este convite especial, com as contribuições riquíssimas da professora Vanessa Fortes na gestação deste projeto, que ficou de fato lindo e que temos a certeza que muito vai contribuir com as escolas. É um livro todo ilustrado, tendo como ilustradores também um aluno do curso de Ciências Biológicas de nossa universidade e um licenciado, também já formado, ambos com formação na área científica, dois irmãos: Geovane Medeiros e Evandro Medeiros”, afirmam os autores.

A obra é apresentada de forma divertida, através de versos em rimas, sendo uma brincadeira de adivinhação entre uma mãe e sua filha sobre diferentes animais mamíferos da fauna brasileira que têm sofrido ameaças com a destruição e a diminuição das áreas naturais onde vivem e buscam alimento. Após cada adivinhação, são apresentados os animais e curiosidades a seu respeito, com a explicação de suas características principais, de modo que os professores possam trabalhar com o tema em sala de aula, ou mesmo as crianças ao lerem o livro possam aprender um pouco mais sobre eles.

O objetivo da obra é oportunizar aos leitores de anos iniciais do ensino fundamental o estímulo à curiosidade, com a revelação de informações sobre a fauna brasileira, incentivando a sua valorização. “As crianças, ao lerem e conhecerem sobre nossa fauna, podem também ser divulgadoras do livro e com isso atingir mais pessoas, promovendo a conscientização”, finalizam os autores.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões