Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto busca compreender o papel das universidades latino-americanas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável



Sequência de uma pesquisa interinstitucional iniciado em 2014 na Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM, o projeto “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o papel das universidades latino-americanas: resultados, avanços e novos desafios” visa a internacionalização de pesquisas, o intercâmbio entre Universidades e países, diante de um tema de pesquisa que ainda é pouco explorado. Desde o projeto original, o projeto é realizado juntamente com a Universidade del Salvador e a Universidad Nacional de Entre Ríos, na Argentina

Em 2017, buscou-se a aproximação com o curso superior de Gestão em Turismo da UFSM, que prontamente passou a fazer parte dos estudos e pesquisas sobre o tema até a total adesão e coordenação das atividades da Rede USAL-UFSM nos anos seguintes. O projeto tem como objetivo a criação e disseminação de conhecimentos sobre turismo e ODS até dezembro de 2021 e identificar as atividades desenvolvidas nas universidades relacionadas à formação e educação em turismo e ODS até março de 2023.

A parceria com as Universidades del Salvador e a Universidad Nacional de Entre Ríos no projeto passou a ser vinculado à Plataforma de Turismo para os Objetivos da Organização Mundial de Turismo (OMT). Desse modo o projeto está entre as pesquisas de singular importância internacional, cujas análises e dados publicados servem  como referência para investimentos, iniciativas e salvaguarda do patrimônio territorial.

Recentemente, a professora Caroline Ceretta assumiu a coordenação do projeto, juntamente com os professores Luciana Davi Traverso (CCSH/DADM), Marcelo Ribeiro (CCSH/DTUR) e Tiago Patias (UFSM Palmeira das Missões/ PPGAGR), dando continuidade ao trabalho de pesquisa sobre o tema Turismo e ODS. Na Argentina, as pesquisadoras da Universidad del Salvador (USAL), Buenos Aires, envolvidas com o projeto são: Claudia Toselli (coordenadora geral do projeto), Adriana Ten Hoeve e María Martha Lucano. Na Universidad Nacional de Entre Rios, Argentina, participam do projeto as pesquisadoras  Andrea Takáts e Irene Aguer. 

Segundo a coordenadora, uma das peculiaridades do projeto será estar à frente do desenvolvimento de ferramentas e instrumentos para medir o turismo sustentável, ofertar cursos e oficinas de capacitação em turismo sustentável e identificar programas de bolsas de estudo e intercâmbio regional e internacional entre discentes e pesquisadores do Brasil e Argentina.

“Além disso, a realização do projeto permite identificar nos destinos turísticos em crescimento, possibilidade de aplicar e medir indicadores de sustentabilidade, de modo que a intervenção participativa com as comunidades locais serve de apoio para produção, análises e avaliações do impacto do turismo nas localidades”. 

Com a conclusão da primeira fase de desenvolvimento do projeto, está prevista a realização de parcerias junto aos municípios da Quarta Colônia, de modo que possam ser verificadas iniciativas de turismo, indicadores de sustentabilidade e a possibilidade de atender aos objetivos do desenvolvimento sustentável. Com a proposta do Geoparque Quarta Colônia, os estudos sobre sustentabilidade e turismo se tornam ainda mais presentes nas ações e iniciativas que compõem a gestão do produto turismo. 

Procurando ajudar o turismo a ser mais sustentável, o projeto busca conhecer, avaliar, verificar e chancela destinos turísticos comprometidos com a sustentabilidade, uma vez que, um dos propósitos desta pesquisa é conhecer diferentes perspectivas, interferências e situações envolvendo sustentabilidade, turismo e os objetivos do desenvolvimento  sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU.

“Além disso, os estudos do turismo e sustentabilidade, que são trabalhados no curso de gestão em turismo da UFSM já estão sendo abordados nas discussões sobre turismo, e enfatizam frequentemente, a necessidade de atenção aos pontos que tratam dos indicadores de sustentabilidade, pois estes trazem orientações importantes: reiteram a importância do planejamento integrado e o monitoramento de aspectos ligados à sustentabilidade”, explica Caroline Ceretta. 

Espera-se que o projeto possa dar continuidade a outras temáticas que envolvam sustentabilidade e turismo, assim como a compreensão da contribuição das Universidades envolvidas na temática do turismo e aplicação dos ODS. Estas são ações que deixarão uma importante tarefa que será revisar as atividades desenvolvidas nas Universidades que estejam relacionadas à formação e educação em turismo e ODS no Brasil. 

Para os professores e alunos voluntários do Brasil envolvidos neste importante projeto internacional, é um momento singular para o avanço das pesquisas e estudos sobre turismo, sustentabilidade e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, pois além de conhecer o que está circulando em termos de informação, dados e conhecimento sobre a temática no país, nos mais variados ambientes públicos e privados, é possível identificar lacunas ou mesmo necessidades de concepção de indicadores capazes de verificar, medir, avaliar e salvaguardar ações no setor de turismo e suas áreas de influência.

Reportagem: Mariana Souza, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56932

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes