Novo curso técnico do Colégio Politécnico na modalidade EaD alcança recorde de inscrições

O curso de Cooperativismo obteve o maior número de candidatos entre todos os cursos técnicos do colégio

O mapa mostra as cidades onde moram os classificados na seleção. Arte: Antonio Von Ende Dotto

As inscrições no processo seletivo para o curso Técnico em Cooperativismo na modalidade de educação a distância (EaD), encerradas no último mês, deixaram uma marca histórica para o Colégio Politécnico. No processo, totalmente on-line, obteve-se o número de 2.016 inscritos, com candidatos em todos os estados brasileiros, alcançando uma relação de 33,6 candidatos por vaga, a maior procura de um curso técnico no colégio, inclusive em comparação com os cursos presenciais. A seleção dos candidatos se deu por meio de sorteio público, com preenchimento das 60 vagas oferecidas. O curso teve início neste segundo semestre de 2021, com disponibilização de infraestrutura de laboratório no polo da UFSM em Silveira Martins, duração de três semestres letivos e de forma gratuita.

O curso técnico em Cooperativismo se soma a uma área na qual o Colégio Politécnico da UFSM possui uma grande trajetória de ensino, pesquisa e extensão. A área de cooperativismo contempla na instituição uma série de cursos, projetos e iniciativas, como o curso superior em Gestão de Cooperativas (graduação com duração de seis semestres, no período noturno), projetos de extensão (Projeto + Coop), publicação de periódicos (Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC), a única revista acadêmica do Brasil para pesquisas no cooperativismo) e eventos acadêmicos específicos desse âmbito – Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas (Singescoop) e Fórum de Cooperativismo.

O Colégio Politécnico atua também em parceria com o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac na formação para o cooperativismo, na educação de jovens e adultos, através do Proeja Politécnico/Bilac, com o curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista, assim como incentiva e apoia as atividades da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico (Cespol) – atuante no ensino, na pesquisa e na extensão. No mapa que mostra a distribuição dos classificados, é possível observar a distribuição ampla dos alunos, demonstrando a capilaridade que a formação alcançará e corroborando sua importância para diferentes regiões brasileiras.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico