Hospital da Brigada Militar homenageia o reitor fundador da UFSM

O Centro de Reabilitação Fisioterápica do hospital recebeu o nome de José Mariano da Rocha Filho

Na inauguração do Centro de Reabilitação, estiveram presentes (da esq. para a dir.): a tenente-coronel Nina Rosa Budel, o prefeito Jorge Pozzobom, a museóloga Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte (filha de José Mariano da Rocha Filho), o tenente-coronel Edi Paulo Garcia de Ávila e o reitor Paulo Afonso Burmann

Na última quinta-feira (21), durante as comemorações dos 75 anos do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria, a instituição homenageou o reitor fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho, dando o seu nome ao Centro de Reabilitação Fisioterápica, inaugurado na ocasião. Mariano da Rocha trabalhou como capitão médico da Brigada Militar entre 1947 e 1948, tendo exercido inclusive as funções de chefe do Serviço Cirúrgico e de diretor substituto do hospital. Mas teve que deixar a instituição para dedicar esforços em benefício da anexação da Faculdade de Farmácia de Santa Maria à Universidade de Porto Alegre, a qual na época passou a se chamar Universidade do Rio Grande do Sul. Por esse motivo, a ala em questão recebeu o nome de “Centro de Reabilitação Fisioterápica Capitão Médico José Mariano da Rocha Filho”.